Fórum de Qualificação Empresarial otimiza uso do Excel nas empresas

publicado 17/09/2014 14h54, última modificação 17/09/2014 14h54
Recife - Uso ativo do software eleva eficiência das companhias na execução dos controles internos, relatórios e simuladores.
thomaz-marchesi-1264.html


A eficiência de uma empresa depende de sua capacidade de controle, análise e rápida reação sobre problemas internos e externos. Para atingir esse nível de eficiência, o Microsoft Excel pode ser um grande aliado.

Para abordar as possibilidades do sistema, que vão da simples interação até a construção ferramentas para a otimização de resultados, o Fórum de Qualificação Empresarial, realizado na Amcham-Recife em 09/09, recebeu Thomaz Marchesi, diretor executivo da AMPLIX, empresa de soluções em Excel (confira aqui a apresentação completa).

Durante a exposição, o executivo não só comentou alguns cases de companhias que utilizam o Excel ativamente como, também, deu dicas importantes para a utilização do software nos controles internos, relatórios e simuladores.

Na sequência, Marchesi apontou as armadilhas vivenciadas e pouco conhecidas do processo decisório. Entre elas: precipitação (reunir informações e chegar a conclusões sem antes dispensar alguns minutos para analisá-las) e o excesso de confiança ( ausência de dados factuais importantes, por estar seguro no seu julgamento das hipóteses e opiniões).

“Não podemos esquecer a teoria da perspectiva, que tende a contribuir para o super otimismo em relação ao sucesso das decisões, principalmente, naquelas que geram resultado de longo prazo. Temos a tendência de buscar evidências que confirmem o rumo planejado e pouco consideramos as informações que possam refutar a hipótese inicial. Com isso, expomos a nossa aversão ao risco, já que o medo da perda é um motivador maior que o prazer de ganhar”, ressalta o palestrante.  

Ainda de acordo com o executivo, algumas dicas devem ser seguidas, antes de tomar uma decisão importante: dê um passo para trás para conseguir ver o todo; tente mudar o prisma de sua visão para validá-la; tenha certeza que coletou as informações necessárias; confirme suas premissas e entenda o contexto, ele pode mudar a sua análise, completa.

A seguir, a íntegra da apresentação de  Thomaz Marchesi Camanho, da AMPLIX, no Fórum de Qualificação Empresarial, realizado na Amcham-Recife em 09/09: 

 

 

registrado em: