Geração Y: maior rotatividade levará empresas a se preocuparem mais com o registro de sua inteligência de mercado

por giovanna publicado 26/01/2012 18h49, última modificação 26/01/2012 18h49
Anne Durey
Recife – Jovens desta geração têm mais tendência a trocar de empresa do que outras gerações.

A alta rotatividade deve se consolidar como uma tendência do mercado de trabalho nos próximos anos, principalmente devido à maior presença de jovens da geração Y (nascidos na década de 1980) nas empresas. Esse movimento fará as companhias se preocuparem com formas de preservar sua ‘inteligência de mercado’, antevê Eline Kullock, presidente do Grupo Foco.

“As empresas ainda têm poucas ferramentas para consolidar e documentar o conhecimento que as pessoas levam consigo sobre própria companhia e sua maneira de fazer negócios”, apontou Eline, que participou do evento “RH em Foco”, realizado pela Amcham-Recife na quarta-feira (25/01).

A executiva acredita que são poucas as empresas que dão atenção a esse aspecto atualmente, mas que ele será fundamental para o futuro das companhias. “Será cada vez mais incomum ver pessoas falando que trabalham há quatro anos em uma empresa”, ilustrou Eline.

Características

Além da busca constante por empresas que se encaixem dentro do que procuram, os jovens da geração Y têm elevada autoestima, preferem aprender por experiência e encontram dificuldade para lidar com feedbacks negativos, conforme destacou Eline.

Margarida Coelho, chefe de Recursos Humanos da Nestlé no Nordeste, afirma que a estratégia mais efetiva para tratar com esses jovens é aumentar a comunicação. Ela esteve presente em mesa redonda no evento da Amcham e explica que o fato de os jovens Y terem mais facilidade para falar o que lhes agrada ou não na companhia motivou o RH a aumentar a comunicação com o público interno, o que ajuda a resolver os problemas de maneira mais ágil.

“No Nordeste, 73% dos colaboradores da Nestlé fazem parte da geração Y. Com esse trabalho, temos conseguido obter uma média de cinco anos de permanência na companhia”, apontou.

Liderança

Sérgio Vieira, diretor de Marketing da Coca-Cola Guararapes, também participou do debate. Ele apresentou sua trajetória como jovem da geração Y, de estagiário a diretor da companhia.

O executivo destaca que o RH deve ser claro em apresentar as perspectivas de carreira para esse público. Além disso, precisa disponibilizar ferramentas para desenvolver a liderança dos jovens antes mesmo que eles tenham a oportunidade de ocupar um cargo de chefia.

Dificuldades

Eline Kullock acredita que, à medida que os jovens da geração Y assumirem cargos de liderança, os departamentos de Recursos Humanos precisarão analisar quais características comuns a esse grupo podem representar problemas de relacionamento no futuro.

“Eles preferem se comunicar por textos a fazê-lo frente a frente. Também tendem a realizar reuniões mais curtas e talvez tenham dificuldades em dar atenção às necessidades de diversas pessoas dentro de uma equipe”, comentou.

Auxiliadora Santos, gerente de Recursos Humanos da Rede Globo Nordeste, apontou que já visualiza nos jovens da geração Y uma dificuldade de planejamento a médio prazo. “A ansiedade e a vontade de fazer as coisas o mais rápido possível também são características perceptíveis e o RH precisa estar preparado para lidar com isso”, comentou.

A falta de autoconhecimento é a principal característica negativa da geração Y, avalia Eline. “Quando nos conhecemos melhor, podemos aceitar os outros e questões como autoridade com mais facilidade. Quando nos aceitamos, podemos aceitar melhor aos outros”, explicou. Ela destaca que esse ponto é hoje um dos principais fatores de conflitos de gerações no ambiente corporativo.

 

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