Gestão de Pessoas: BB e GVT apresentam seus modelos de avaliação

publicado 24/02/2014 16h54, última modificação 24/02/2014 16h54
Brasília - Avaliação de desempenho tem por objetivo verificar o comportamento dos funcionários em relação às metas estabelecidas pela empresa
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Destinada a orientar, desenvolver e reconhecer os colaboradores da companhia,  a gestão de desempenho envolve um ciclo de processos. Entre eles, está a avaliação de desempenho que tem por objetivo verificar o comportamento dos funcionários em relação às metas estabelecidas pela empresa. Para abordar o assunto, e apresentar os modelos de avaliação adotados pelas suas companhias, o Comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-Brasília, recebeu Stella Cristina Dias da diretoria Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (confira a apresentação completa aqui) e Fabiana Castro, coordenadora de Recursos Humanos da GVT. (confira a apresentação completa aqui)

“O objetivo do Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC) é auxiliar o funcionário em seu desenvolvimento profissional, no planejamento de sua carreira e na orientação de sua trajetória profissional. Por isso, cabe ao gestor, apoiado pelo RH, planejar e mobilizar os colaboradores de sua equipe para processos de aperfeiçoamento, orientando a utilização do PDC, explica Stella Dias do BB.

No Banco do Brasil, o ciclo avaliatório envolve: planejamento (estratégia corporativa), acompanhamento (feedback  ) e avaliação (apuração de resultados).  

Segundo a palestrante, o processo adota a noção de “trilhas de aprendizagem”, assumindo que o desenvolvimento de competências pode ocorrer por diferentes “caminhos”.

Assim como no BB, o modelo de avaliação adotado pela empresa de telecomunicações GVT tem a finalidade de direcionar o colaborador em relação comportamentos que agregam  e a definição de metas da empresa.  “O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem o papel de nortear as ações de desenvolvimento pessoal e profissional.  Já o feedback, além de ser um importante recurso de orientação, maximiza o desempenho de cada profissional, completa Fabiana Castro, coordenadora de RH da empresa.

A seguir, os modelos de avaliação de desempenho do Banco do Brasil e da GVT  apresentados no Comitê de Gestão da Amcham-Brasília, em 18/02:

 

 

 

 

 

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