Governança corporativa é a chave para garantir resultados na transformação digital, dizem especialistas

publicado 13/10/2020 11h00, última modificação 20/10/2020 17h42
Brasil - Com regras e boas práticas de governança, empresas aumentam sua eficiência, produtividade e autonomia
“As empresas são movidas para gerar resultados trimestrais, mas discutir estratégias fundamentais para a sobrevivência do negócio leva tempo”, diz Hélio Magalhães.jpg

“As empresas são movidas para gerar resultados trimestrais, mas discutir estratégias fundamentais para a sobrevivência do negócio leva tempo”, diz Hélio Magalhães

Internet das coisas, análise de dados, redes sociais e inteligência artificial são tecnologias que estão mudando a forma como organizações definem seus modelos de negócio, interagem com seus clientes e estabelecem processos internos de gestão. Contudo, engana-se quem pensa que as inovações proporcionadas pela transformação digital devam deixar de lado as estratégias de governança corporativa. 

Pode parecer contraditório falar de regras em um ambiente tão volátil, mas é justamente com boas práticas de gestão que empresas aumentam sua eficiência, produtividade e autonomia. Pautada na transparência, equidade e responsabilidade corporativa, a governança melhora o desempenho econômico de uma companhia e assegura que o comportamento do gestor esteja alinhado aos desejos de sócios, acionistas e stakeholders.  

“Sem se tornar burocrática, as instituições podem utilizar as bases da governança para gerar visibilidade, aumentar o desempenho operacional, facilitar a captação de recursos e mitigar erros”, afirma Christianne Marão, Diretora de Operações da BB Tecnologia e Serviços, que esteve presente em nosso webinar ‘Governança Corporativa na Era da Transformação Digital’, realizado no dia 09/10. Hélio Magalhães, Ex-Presidente do Conselho da Amcham Brasil e Presidente do Conselho do Banco do Brasil, e Alexandre Conceição, Diretor de Tecnologia e Serviços da BB Tecnologia e Serviços, também participaram do evento.  

Os benefícios atribuídos as boas práticas de gestão são diversos, mas é fundamental garantir um controle efetivo sobre os dados que as regem. “Vivemos uma era de muita agilidade e as informações também precisam circular dessa forma. É preciso que ela esteja acessível e estruturada para que todos os participantes da cadeia de valor estejam em sinergia”, ressalta Alexandre Conceição.  

 

OS DILEMAS DO MUNDO CORPORATIVO 

De um lado, as organizações precisam respeitar as limitações de seu legado e tradição, mas, por outro, não podem sufocar a agilidade necessária para a mudança. “As empresas são movidas para gerar resultados trimestrais, mas discutir estratégias fundamentais para a sobrevivência do negócio leva tempo”, diz Hélio Magalhães. Por isso, o especialista acredita que é essencial que os planos de governança tenham um olhar próximo aos riscos, sejam flexíveis e dissolvam a estrutura hierárquica da companhia.   

Fazer uma transformação cultural, no entanto, não é fácil e exige uma disciplina grande durante um longo tempo. Além disso, estabelecer práticas que sejam aliadas da inovação requer uma liderança forte. Não adianta colocar os valores na parede, diz o Presidente do Conselho do Banco do Brasil, e não os cumprir na prática. É preciso discutir comportamentos, avaliar os líderes e garantir que todas as ações estejam alinhadas com o que foi desenhado. 

No meio de tantas mudanças, os Conselhos de Administração, que têm o dever de fomentar a geração de valor e garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo, também precisam adotar uma nova mentalidade e agir de modo diferente. “Eles precisam focar em se autotransformar para ajudar a transformação digital da empresa”, afirma Hélio Magalhães.  

 

O QUE SÃO OS WEBINÁRIOS?  

São transmissões ao vivo de bate-papos e entrevistas, exclusivos online, sobre diversos assuntos do mundo empresarial. Diante da atual situação com a COVID-19 no Brasil, transformamos os encontros presenciais em atividades digitais e webinars.

   

PARA QUEM SÃO E COMO FUNCIONAM?  

Os webinars especiais sobre a Covid-19 são públicos, totalmente gratuitos e podem ser acessados pelo link amcham.com.br/aovivo. Para se manter atualizado sobre nosso calendário e se inscrever rapidamente nos eventos, baixe o aplicativo o App Amcham, disponível na Apple Store ou no Google Play.