Grandes eventos esportivos no Brasil ampliam oportunidades para utilização do mobile marketing

por andre_inohara — publicado 27/02/2013 17h48, última modificação 27/02/2013 17h48
Recife – Acompanhar consumidor com conteúdos adaptados para acesso móvel é fundamental.
daniel_da_hora_195.jpg

A realização de grandes eventos esportivos no Brasil atrairá turistas habituados a ações de marketing móvel, como europeus e americanos. Esta familiaridade será uma oportunidade para que marcas nacionais ampliem suas ações em mídias móveis, um mercado em expansão no País.

“A grande oportunidade é fazer com que nossas marcas locais dialoguem com esse público que já está mais acostumado com intervenções de marketing que integrem o aspecto móvel”, afirmou Daniel da Hora, Chief Creative Officer da DH,LO Creative Consultancy, durante palestra no comitê de Marketing da Amcham-Recife na última segunda-feira (25/02).

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

“O turista que está chegando provavelmente usará a internet apenas pelo celular. O contato dele com a internet será pelo telefone. É uma oportunidade muito grande para pensar uma série de ações voltadas para esses eventos”, destacou Pedro Macêdo, sócio-diretor da Fingertips, que também esteve presente ao evento da Amcham.

A disponibilidade de internet banda larga de alta velocidade é um pré-requisito para que essas oportunidades se concretizem, ressaltou Daniel da Hora. “É urgente termos uma conexão mais rápida, tanto para receber os turistas quanto para o público interno”, disse.

Atendendo às necessidades do consumidor

Pedro Macêdo afirma que, se os clientes são móveis, a comunicação também deve ser. Ele destaca que as empresas devem prover conteúdo que acompanhe o consumidor, atentas às suas necessidades.

“Se vou fazer um site para celular, não posso simplesmente pegar as mesmas informações na web e transformar para o formato móvel”, indicou Macêdo. “A pessoa que acessa o site pelo celular provavelmente está na rua e procura uma informação diferente do que a pessoa que acessa pelo computador”, exemplifica.

Produzir este conteúdo requer pesquisa e atenção para adequar a mensagem ao tipo de plataforma móvel em que ela vai aparecer, aponta Daniel da Hora.

Potencial do mobile marketing

Os especialistas concordaram que o mercado de mobile marketing tem alto potencial de crescimento no País.

Pedro Macêdo cita dados da consultoria em telecomunicações Teleco que mostram que, no Brasil, existem mais de 30 milhões de smartphones. “A expansão do mobile marketing é uma oportunidade muito grande. Quem não tiver uma comunicação otimizada para essa nova mídia estará perdendo um potencial cliente”, finalizou.

 
registrado em: