Importância de líder para desenvolvimento da inovação nas empresas é unanimidade, mostra pesquisa da Amcham

por simei_morais — publicado 20/03/2013 15h38, última modificação 20/03/2013 15h38
São Paulo – Amcham ouviu executivos da área que participaram do comitê de Inovação em fevereiro.

É unanimidade entre os profissionais que atuam na área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&S): ter um líder que responda pelo estímulo à inovação dentro das organizações faz toda a diferença. Esse é o entendimento colhido em uma pesquisa da Amcham, realizada com 37 executivos, consultores e profissionais do segmento durante o comitê aberto de Inovação da Amcham-São Paulo em fevereiro. Do total dos ouvidos, 59% avaliam que a existência desse líder é fundamental e 41% dizem ser importante.

Os entrevistados apontam que as principais competências consideradas no momento da contratação de um líder de inovação dizem respeito a: capacidade para fomentar o potencial criativo da equipe (78%), potencial analítico para enxergar novas oportunidades de mercado (68%), capacidade de organização e desenvolvimento de processos (43%) e potencial de mensuração e estabelecimento de métricas (22%). Também estão entre as habilidades desejáveis liderança carismática e bom networking, ambas com 3% das respostas.

A sondagem da Amcham mostra que um líder de inovação deve estabelecer uma relação forte com outras lideranças do negócio para captar ideias que possam se transformar em projetos de inovação (76%), visualizar demandas internas como potencial de inovações de gestão (54%) e identificar novas oportunidades de expansão de mercado (46%).

Apesar da valorização do papel do líder de inovação, apenas 19% dos que responderam à enquete disseram já haver, em suas organizações, algum programa para a formação de lideranças para a inovação. Outros 19% adiantam que suas companhias têm intenção de fazê-lo a médio prazo. A maior parte (43%) declara que as empresas ainda não têm esse tipo de iniciativa e 19% não souberam responder.

Comitê de Inovação

O comitê de Inovação da Amcham-São Paulo é formado por executivos, consultores e profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de grandes, médias e pequenas empresas.

No encontro do dia 21/02, ocasião em que foi aplicada a pesquisa, foi debatido o tema “Liderança para Inovar”.

Leia mais sobre a discussão do comitê de Inovação focada em “Liderança para Inovar”: Papel do líder de inovação é engajar equipe e estimular ideias

registrado em: