Inovação é diferencial competitivo e motivador de mudanças no mercado

por marcel_gugoni — publicado 03/04/2012 12h53, última modificação 03/04/2012 12h53
Recife – Ser observador e ter apoio da gestão são alguns dos requisitos para inovar.

A inovação é capaz de colocar uma empresa na frente de seus concorrentes e pode também influenciar uma mudança em toda a cadeia de produção de um segmento. É o que defende Mariana Fantato, responsável por Projetos e Eventos da Rede Globo Nordeste.

Ela destaca que, para inovar, é preciso ser observador. O pioneirismo decorre da aplicação dessas observações na empresa. “É necessário olhar para algo novo e prestar atenção aos detalhes, entender como aquilo pode se transformar em algo para seu negócio”, explicou  Mariana durante o comitê de Marketing da Amcham-Recife em 29/03.

Mariana reforça que inovar traz uma enorme vantagem competitiva. “Em alguns casos, ser o primeiro tem mais impacto do que ser o melhor.”

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

A especialista reconhece que o apoio da gestão é essencial para inovar dentro dos projetos de uma companhia. “A inovação é um trabalho em equipe. Apesar de uma nova ideia surgir de uma pessoa, o gestor tem o importante papel de apoiar e incentivar esse processo”, analisou.

Influência no mercado

Mariana apresentou o projeto Natal Mapping como case do poder de influência de uma inovação no mercado. No fim de 2011, a Rede Globo Nordeste realizou projeções temáticas em 3D na fachada de um prédio histórico de Recife. A tecnologia utilizada era, até então, inédita no mercado local.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

“Os fornecedores locais que contratamos separadamente para fazer o projeto receberam uma grande demanda e hoje atuam juntos, fazendo um pacote para atender empresas que queiram utilizar essa tecnologia”, afirma ela. “Esse é um exemplo de como a inovação pode criar novos negócios no mercado.”

Mariana comenta ainda que o case foi fruto da busca da inovação para superar as expectativas do público, já que o projeto de Natal da empresa é realizado há 20 anos. Nesse contexto, outro desafio apontado foi superar as expectativas após uma experiência anterior de sucesso.

registrado em: