Integração de mídias online e off-line maximiza impacto de ações de Marketing

publicado 27/11/2013 10h25, última modificação 27/11/2013 10h25
São Paulo – Estratégia usada pela novela Avenida Brasil, pela Copa das Confederações e pelo programa The Voice Brasil vem apresentando excelentes resultados
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No momento em que entrou no ar o último capítulo da novela Avenida Brasil, em 19 de outubro do ano passado, o País alcançou recordes incríveis. Além de atingir 50,9 pontos de audiência, o episódio aumentou em nove vezes a quantidade de posts publicados no Facebook, comparado com o início da semana, e em 250 vezes a menção do termo “oi oi oi” (parte da música de abertura) no mesmo período.

“É um dos melhores cases de integração entre mídia online e off-line. Houve grande sincronia entre as cenas da TV e o conteúdo gerado pelas pessoas em redes sociais”, Este foi um dos exemplos da importância da integração de mídias apresentado por Paulo Sant’Anna, diretor de Mídia da Taterka, em palestra ao comitê de Marketing da Amcham, em 26/11. “Mesmo quem não estava vendo a novela sabia o que estava acontecendo.”

De acordo com dados do Twitter, metade dos internautas brasileiros comenta online o que vê na televisão. A final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, por exemplo, teve 8034 menções, o que representa uma média de 67 tweets por minuto.

“Ao contrário do que aconteceu com o rádio, que perdeu espaço com o surgimento da televisão, as mídias sociais vem aumentando a audiência e o impacto da TV”, diz Sant’Anna.

O programa The Voice Brasil, que desde sua estreia tem um lugar cativo nas noites de quinta-feira entre os assuntos mais comentados no Twitter, aumentou a audiência em 62% com a utilização estratégica e integrada das mídias. “Incorporamos os devices para comentar e compartilhar experiências.”

Hermann Mahnke, diretor de Marketing da General Motors do Brasil e também palestrante no comitê da Amcham, reforça a eficiência da estratégia. Nesse ano, para divulgar o novo posicionamento da marca (“Find new roads”), a companhia fez uma campanha de lançamento de um novo veículo envolvendo mídias online e off-line.

Com a ação, a GM alcançou 850 mil visitas no site nos três primeiros dias da campanha, número 60% maior que o antigo recorde. Além disso, somaram mais de 1,8 milhão de visualizações no canal do YouTube e 20 mil formulários de pré-venda do automóvel pelo site.  

“Desenvolvemos o maior lançamento da Chevrolet, multiplataforma e de maneira totalmente integrada, quebrando recordes, estabelecendo padrões e, principalmente, encontrando novos caminhos”, conta Mahnke. 

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