Investor’s Day aumenta transparência de companhia diante do mercado

por giovanna publicado 02/02/2011 11h46, última modificação 02/02/2011 11h46
São Paulo – Evento abre informações sobre funcionamento da empresa a analistas e investidores, e permite construir visão aprofundada do negócio, avalia diretor da Cosan, que aderiu à prática em 2010.

Ganha espaço entre as empresas brasileiras de capital aberto a prática de realizar o Investor’s Day, evento voltado a analistas e investidores que tem como objetivo prestar informações sobre o funcionamento da organização e sanar dúvidas sobre a gestão. O foco principal é aumentar a transparência das companhias para o mercado, esclarece Marcelo Martins, diretor financeiro da Cosan. Para ele, a iniciativa deve estar inserida nos planos das empresas que querem fortalecer suas práticas de governança.

“A vantagem desse tipo de evento é que analistas e investidores têm mais tempo para interagir com os executivos e consequentemente conhecê-los melhor. É possível construir uma visão mais aprofundada de todas as áreas do negócio e ainda de como funciona a gestão da companhia”, diz Martins, que participou nesta quarta-feira (02/02) do comitê estratégico de Governança Corporativa na Amcham-São Paulo.

A Cosan realizou seu primeiro Investor’s Day no ano passado. Foram duas etapas: a primeira em Nova York, em 26/10, e a segunda em São Paulo, em 03/11. “Era uma ideia que discutíamos internamente há pelo menos dois anos, e que também havia sido sugerida por analistas”, comenta Martins.

Resultados e próximos passos

Ele afirma que, para a Cosan, o evento foi importante para aumentar o nível de exposição da companhia ao mercado e o acesso a seus executivos. “Como realizamos reuniões em Nova York e São Paulo, atingimos tanto os investidores brasileiros como os estrangeiros. Os acionistas acabam conhecendo melhor onde estão depositando seu investimentos e o valor criado a partir disso, e os analistas entendem melhor o funcionamento da companhia, o que impacta diretamente na elaboração de estudos e análises sobre a Cosan.”

O sucesso da iniciativa também se traduziu em números. “Depois do evento, detectamos um aumento de 5% no número de investidores institucionais em nossa base. Atualmente, possuímos 10 mil acionistas, que incluem pessoas físicas e cerca de 1.500 investidores institucionais”, ilustra o diretor.

Com os resultados positivos, a ideia é que o Investor’s Day seja repetido anualmente no mesmo modelo, com ao menos um encontro em São Paulo e outro em Nova York. A empresa também avalia a possibilidade de estender o evento para Europa e Ásia.
 

registrado em: