JBS, HP, 3M, Bradesco Seguros e Bom Sabor compartilham estratégias para gestão das áreas comerciais

publicado 24/01/2014 15h40, última modificação 24/01/2014 15h40
São Paulo – Para 2014, empresas apostam nos investimentos em tecnologia e capacitação de mão de obra
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Investimento em tecnologia é uma das grandes apostas das empresas no ano da Copa para garantir bons resultados comerciais, que deverão ser influenciados por sazonalidade, baixo crescimento médio e mudança dos hábitos de consumo.

André Skirmunt, diretor executivo comercial da JBS, conta que a empresa desenvolveu recentemente o Mapa da Carne, estudo a partir do qual estimou suas vendas por região, facilitando a precificação. “O mapeamento permitiu uma melhora significativa na nossa atuação comercial e logística”, disse durante o seminário Perspectivas Comerciais para 2014, realizado ontem (23/01) pela Amcham.

Na 3M, tecnologia também ganha mais espaço nesse ano. “Vamos investir em e-commerce para proporcionar uma melhor experiência de compra aos clientes”, revelou Waldo Macari, diretor de Marketing, e-Business e Inteligência Competitiva, e também painelista do evento.

Já a HP introduziu a Partner TV no dia a dia de trabalho, que permite a comunicação online entre o time de vendas e os clientes. “Dessa maneira, poupamos tempo e recursos financeiros e agilizamos alguns processos”, disse Renato Barbieri, diretor de Vendas da companhia.

Gestão de pessoas

Frente à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, outra estratégia de gestão que será reforçada nesse ano é a capacitação dos colaboradores. A Bom Sabor é uma das empresas que devem investir nos profissionais, focando a rentabilidade deles.

No Bradesco Seguros, serão oferecidos treinamentos para que os colaboradores conheçam todos os produtos da companhia, ação que faz parte de uma estratégia ampla de unificação da área comercial. “Antigamente, cada especialidade da Bradesco Seguros tinha seu time de vendas. Com essa reestruturação, vamos ganhar em eficiência”, disse o diretor comercial Marco Antonio Gonçalves. A seguradora também está desenvolvendo um programa de remuneração que premia os corretores que apresentarem os melhores resultados. 

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