"Marcas fortes também precisam de inovação contínua e criatividade", afirma gerente da TAM

publicado 27/05/2014 11h59, última modificação 27/05/2014 11h59
Campinas - Fórum de Marketing debateu estratégias de fortalecimento de marca em 27/05. Tam e Edelman compartilharam cases de sucesso
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Corporações fortes estão sujeitos à  desaparecer. A descontinuidade de um negócio é um perigo cada vez mais presente mesmo em corporações consolidadas no mercado, afirma Daniel Aguado, gerente Sênior de Comunicação e marca da TAM.  Na visão dele, “Marcas fortes também precisam de inovação contínua e criatividade”, disse ao participar, na terça-feira (27/05), do Fórum de Marketing & Vendas promovido pela Amcham-Campinas.

O próprio setor de aviação já vivenciou o desaparecimento de grandes marcas, como por exemplo, Varig, Vasp e Transbrasil. De acordo com Daniel Aguado, a vitalidade de um produto ou serviço é uma preocupação cada vez mais presente no mundo dos negócios.  “Principalmente em mercados competitivos ou com baixa diferenciação de mercado”, completou ele.   

Para garantir a sobrevida, é preciso continuar posicionando ou desbravando novas linhas de negócio para a empresa. Segundo Renata Guimarães, líder de branding da Edelman Significa, o principal erro de corporação consagrada no mercado é ficar refém dos modelos de negócios. “Uma vez que você acertou você sempre irar querer fazer da mesma maneira, mas o mercado muda muito. O processo de mudança é sempre doloroso”, disse Guimarães, que também palestou no Fórum da Amcham-Campinas.

Exemplos de sucesso de reinvenção de marca não faltam. A executiva citou como referência o banco Itaú, que atentou para a necessidade de atender de forma personalizada alguns tipos de clientes e criou a divisão Personalité. “Outro exemplo é a Granado. Marca que soube usar sua tradição no mercado, mas reinventa sua linha de produtos periodicamente”, ilustrou .   

Outra estratégia que ajuda a manter a boa referência de uma marca no mercado é a aproximação com os consumidores. “Ações de relacionamento fortalecem o vínculo com os clientes, que vão socializar e serem advogados da marca”.

A Tam, mesmo consolidada no mercado de aviação, investe periodicamente em ações de comunicação com os passageiros e usuários da companhia. Durante o evento, o gerente da marca citou o exemplo do concurso de fotografias lançado recentemente pela aérea.

“Pedimos para os nossos clientes enviassem fotos relacionadas à viagem e, as melhores, seriam utilizadas para adesivar uma aeronave. Em apenas 1 hora, recebemos mais de 13 mil fotos, quantidade suficiente para preencher meio avião”. A campanha resultou em dois aviões da TAM repletos de fotografias dos clientes da marca.  

Fórum de Marketing

O encontro foi mediado por Filipe Carpes, diretor-executivo da agência Sawi. A próxima edição do Fórum de Marketing & Vendas da Amcham-Campinas acontece no próximo dia 14/08 com o tema “Marketing para o setor de serviços”.

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