Momento exige mudança nas estratégias de marketing e não descontinuação

publicado 27/03/2020 09h25, última modificação 27/03/2020 11h42
Goiânia – Crise do coronavírus está mudando a forma de interação das pessoas com as campanhas, afirma especialista
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Jayme Diogo, Diretor na JD Comunicação, vê resultados em estratégia de entretenimento e conteúdos

Com a maioria das pessoas dentro de casa em período integral por conta do Coronavírus, as redes sociais passaram a ficar lotadas. Com isso, surge uma oportunidade para o marketing digital agir. “Ao contrário do que se pensa, não devemos desligar a área, mas sim aproveitar o momento para mudar as estratégias de comunicação”, aponta Jayme Diogo, Diretor na JD Comunicação.

Ele explica que é necessária uma estratégia de entretenimento e conteúdos e não apenas opções de oferta, de compra – que podem saturar os usuários. Este é o momento certo para usar estratégias de inbound marketing. Isso porque, ao trazer um conteúdo de maneira que o cliente sinta valor mais para frente, ele virará um possível comprador.

“Temos que trazer como solução conteúdos que o cliente não veria nesse momento, que vai fazer ele querer consumir nosso conteúdo e que tenha a ver com a nossa marca”, explica Jayme, que participou do nosso Comitê de Marketing e Vendas ‘Ferramentas digitais: Grandes aliadas para as vendas em tempos de crise’, em 25/03. Com ele, Charles Brasil, Gerente Regional de Marketing do Grupo Saga, também compartilhou as ações tomadas pela companhia.

Charles conta que, de fato, a estratégia de marketing do Grupo Saga mudou: “Conseguimos enxergar que o cliente não estava aceitando muito bem nossas campanhas, então passamos a construir conteúdo que vai realmente entretê-los, assim, a venda vai ser uma consequência, não uma causa”. Assim, ele comenta que lojas que antes tinham apenas 5% de vendas digitais, aumentaram esse número para 30%.

 

TUDO AO SEU ALCANCE (DE FORMA INTELIGENTE)

Além disso, o momento é propício para utilizar ferramentas disponíveis e criar campanhas segmentadas utilizando as ferramentas digitais disponíveis. “O volume do meu lead aumenta, mas a qualificação diminui”, pontua Jayme, lembrando que, mesmo com muito mais pessoas ativas nos canais e, consequentemente mais leads, o que importa, no fim é a conversão.

Charles conta que, para isso, a empresa está utilizando até canais que não utilizava antes, como, por exemplo, o canal no Youtube e as transmissões ao vivo no Instagram. Entretanto, Jayme alerta: “A ideia de utilizar todas as ferramentas e canais disponíveis é bem legal, mas lembre-se de não apenas usar por usar e sim criar conteúdo verdadeiramente interessante para esses canais”.

Aliado aos canais, as ferramentas para análise de métrica, como Google Trends, o Google AdWords e o Business Manager do Facebook devem ser aliadas na hora de fazer pesquisas de mercado e mensurar ações para a criação de campanhas mais assertivas e com mais conversão. “Temos que parar com a síndrome do resultado inflado. Prefira ter 8 leads e, desses 8, vender para 6 do que ter 100 e, desses 100, vender para 4”, alerta Jayme.

O Grupo Saga tem adotado essa estratégia. Segundo Charles, a partir da criação de personas com a base de dados, a empresa planeja as campanhas para um público-alvo específico. “Estamos criando posts que geram mais interação e dentro da ferramenta com métricas conseguimos diminuir o custo por lead de R$ 2,00 para R$ 0,19”, comemora, lembrando que, assim, mesmo o número de leads caindo, a conversão está aumentando.

 

O QUE SÃO OS COMITÊS ABERTOS?

São encontros e periódicos entre executivos de diversos segmentos voltados para atualização, benchmark e networking. Os Comitês Abertos também são exclusivos para os nossos sócios. 

PARA QUEM SÃO?

São para todos(as) os(as) associados sem limites de participantes, sendo encontros gratuitos.

COMO FUNCIONAM?

Temos cerca de 110 comitês em atividade, produzindo conteúdos presenciais* de diversos temas divididos em várias frentes de atuação, com palestras, painéis de discussão e dinâmicas com speakers especializados no tema.

 

*Durante a pandemia do covid-19, nossos comitês estão sendo transmitidos online aos nossos associados. Siga nosso calendário para ver datas e realizar sua inscrição