Pesquisa da Amcham detecta que empresas brasileiras já reconhecem vantagens do uso de ferramentas de geomarketing

por giovanna publicado 01/12/2011 14h57, última modificação 01/12/2011 14h57
São Paulo - 61% veem na estratégia um meio de ganhar maior conhecimento de mercado. Para outros 29%, benefício está na promoção direcionada de produtos ou serviços.

Levantamento da Amcham indica que empresas brasileiras já reconhecem as vantagens do uso do geomarketing para aspectos estratégicos de suas ações de marketing. O geomarketing é uma ferramenta que possibilita a análise de variáveis relevantes para o marketing através da visualização de como o mercado se organiza no espaço através de mapas geográficos.

Uma fatia de 61% dos consultados pela entidade acredita que a ferramenta ajuda a ganhar conhecimento do mercado e, para outros 29%, ela auxilia na promoção direcionada de produtos ou serviços, ou seja, na composição de mix de produtos e definição de formas de divulgação adaptados a cada realidade geográfica.

A percepção entre os consultados é que a adesão ao geomarketing no País tende a aumentar influenciada principalmente por dois fatores: crescimento da concorrência e busca por nichos de mercado (46%); e desenvolvimento de classes com poder de consumo em novas regiões (27%).

Apesar da visão positiva sobre a ferramenta, fica claro na pesquisa da Amcham que boa parte das companhias ainda não realiza investimentos para seu uso, seja para pesquisas de mercado (46%) ou promoção de produtos (59%). Um grupo de 46% afirma que já aplica recursos com esse fim ou pretende fazê-lo até 2012 com vistas a pesquisas de mercado. Outros 37% dizem o mesmo de olho em promoção de produtos.

Para a sondagem, a Amcham ouviu 41 gestores e diretores da área de Marketing e Comunicação que participaram de seu comitê de Marketing, em São Paulo, no dia 21/07.

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