Pesquisa da Amcham detecta que empresas reconhecem mídias sociais como importante canal de comunicação interna e planejam investir na área em 2012

por giovanna publicado 16/02/2012 16h41, última modificação 16/02/2012 16h41
São Paulo - 58% dos consultados afirmam que já aplicam ou querem aplicar recursos em ações estratégicas de diálogo com colaboradores utilizando esse tipo de plataforma.

A popularização das redes sociais no Brasil tem influenciado o planejamento das estratégias de comunicação interna das empresas. Levantamento da Amcham junto a executivos de comunicação e marketing indica que 58% já vêm investindo ou planejam investir neste ano em um trabalho estratégico de comunicação com colaboradores utilizando plataformas de redes sociais. Outros 21% dizem que trabalham para realizar esse tipo de ação em médio prazo (até dois anos).

Apesar de planejarem ações diferenciadas nas mídias sociais, 46% dos ouvidos informaram que, em 2012, pretendem manter os recursos voltados para comunicação interna nos níveis de 2011, o que indica uma provável redistribuição de verbas na área. Um grupo de 24% ampliará os aportes em até 10% e outros 12% planejam aumentar o valor aplicado em até 20%. Somente uma fatia de 11% investirá um volume de recursos bem maior: 6% elevarão os gastos entre 20% e 50%, e outros 5% dobrarão os valores de 2011.

Os participantes da pesquisa da Amcham listaram os principais benefícios de se investir em comunicação com os funcionários. São eles: maior engajamento dos colaboradores (96%); maior interação entre departamentos (55%); aumento da produtividade (42%); ganho de imagem (29%); e retenção de talentos (26%).

Para a sondagem, a Amcham ouviu 78 empresários, gestores e executivos de marketing e comunicação que participaram de comitê da área em São Paulo no dia 24/01. Na amostra consultada, 44% contam com um plano estruturado de comunicação interna e 32% planejam traçar uma estratégia formal em até dois anos. 

registrado em: