Pesquisa da Amcham mostra que histórias reais em campanhas publicitárias criam identificação com o público

por marcel_gugoni — publicado 30/08/2012 09h51, última modificação 30/08/2012 09h51
São Paulo - Técnica tem maior potencial de sucesso no setor de bens de consumo, dizem executivos da área.

O storytelling, uso de histórias reais em campanhas de comunicação, vem ganhando crescente adesão entre as companhias no Brasil, notadamente para falar com os consumidores. Executivos de marketing dizem que a explicação para o maior uso dessa estratégia pela área está na necessidade de o público se identificar diretamente com experiências verídicas. Esta é a opinião de 84% de 49 profissionais consultados pela Amcham. 

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Na avaliação dos entrevistados, consultados no comitê de Marketing da Amcham-São Paulo em 09/08, campanhas de marketing que empregam a técnica do storytelling têm maior potencial de sucesso em alguns setores, sobretudo bens de consumo (67%).

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Ao promover uma ação de marketing baseada em experiências reais, as empresas encararam alguns desafios. Os dois principais listados pelos executivos ouvidos pela Amcham são: manter um posicionamento contínuo, com histórias que assegurem o interesse do consumidor (78%) e selecionar histórias que se encaixem com o posicionamento da marca e/ou produto (51%).

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O esforço traz como resultado um conjunto de benefícios, incluindo ampliação do envolvimento e engajamento do consumidor com a marca (82%); aumento da relevância da marca (65%); e maior credibilidade para a marca e/ou produto (63%).

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