Pesquisa da Amcham revela que só 24% das empresas estão satisfeitas com mensuração de retorno do investimento em marketing

por giovanna publicado 10/10/2011 14h31, última modificação 10/10/2011 14h31
São Paulo - Dificuldades dizem respeito principalmente a tangibilizar os benefícios e retornos das ações.

A grande maioria das empresas parece ainda não ter encontrado a forma ideal de estimar os resultados de seus investimentos em marketing, indica pesquisa da Amcham. Levantamento conduzido pela entidade aponta que não passa de 24% a fatia das satisfeitas com a metodologia de mensuração em uso.

Os 42 gestores e profissionais de marketing ouvidos pela entidade em 30/06 durante comitê de Marketing da Amcham-São Paulo apontaram quais são as principais dificuldades que encontram no processo de mensuração: tangibilizar os benefícios e os retornos das ações realizadas (50%); padronizar dados e informações de todos os departamentos envolvidos (26%); e encontrar ferramentas tecnológicas que auxiliem na atividade (17%).

Eles também sinalizaram para que tipo de ação mensurar o retorno dos recursos aplicados se torna mais complicado: patrocínios/ apoios institucionais (43%); publicidade/ propaganda (29%); merchandising (12%); assessoria de imprensa (10%); e ações de marketing digital (5%).

As variáveis utilizadas pelas companhias hoje na mensuração dos resultados de marketing são principalmente análise do aumento das vendas (40%), dos lucros (19%), do reconhecimento da marca (19%) e da participação no mercado (12%). Com relação a metodologias de cálculo, as empresas ainda se concentram nas mais tradicionais, como: análises quantitativas e qualitativas, por meio de modelos estatísticos relativamente simples (38%); ROI, ou seja, Retorno do Investimento, que mede a taxa e o tempo de retorno do investimento analisando os ganhos totais da empresa (31%); ROO, ou seja, Retorno sobre Objetivos, que mensura o ganho tendo como métrica o objetivo específico ao qual a ação está atrelada ao realizar o investimento (7%); e análise de bottom line (5%), que se refere á comparação direta entre investimento e aumento das vendas.

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