Pesquisa mostra que 70% das empresas têm dificuldade de contratar e 51% de reter talentos

por lays_shiromaru — publicado 14/05/2015 13h58, última modificação 14/05/2015 13h58
São Paulo – De acordo com Hay Group, principais áreas que enfrentam essas barreiras são engenharia, manutenção, TI, finanças, vendas e produção
comite-estrategico-de-vendas-7470.html

Pesquisa da Hay Group mostra que 70% das empresas respondentes têm dificuldade de contratar profissionais, principalmente nas áreas de engenharia, manutenção, TI, finanças, vendas e produção. As maiores barreiras de contratação estão 55% no nível técnico, 43% no profissional e 33% no gerencial.

“É difícil encontrar pessoas de nível técnico. Já nos outros dois, o problema é encontrar profissionais capacitados para exercer determinada função”, explicou Gabriel Ornellas, consultor da Hay Group, ao comitê estratégico de Vendas da Amcham-São Paulo, em 13/05.

O estudo mostra que a retenção de talentos também é um desafio para 51% dos respondentes. Entre as razões para pedidos de demissão estão melhor oferta da concorrência para aumento de nível hierárquico (28%) e para mesmo cargo (24%). Além disso, 16% mencionaram oportunidade em outra área, 14% relação com chefia imediata, 10% mudança de local e 5% clima organizacional.

Do lado das empresas, os principais motivos de desligamentos são baixo desempenho dos colaboradores (60%) e dos negócios (9%), além de reestruturação das áreas (26%). “Houve um aumento do turn over, impulsionado pela busca de melhores resultados”, disse Ornellas. “No entanto, algumas das empresas que demitem por baixo desempenho não oferecem estrutura para acompanhá-lo”, destaca.

Para Marisabel Ribeiro, também consultora da Hay Group e palestrante no comitê da Amcham, “é preciso observar se a empresa tem o número certo de profissionais e se eles têm as qualidades necessárias”. “Isso sim leva a um ganho de produtividade”, afirma.

Ela conta que é importante também analisar se o que a empresa tem para oferecer está alinhado com o que os colaboradores almejam. “Tentar entender o sonho grande das pessoas na contratação e no dia a dia pode ajudar a reter esses profissionais”, recomenda.

Segundo o estudo, outros pontos fundamentais para a retenção de talentos são o reconhecimento pela dedição, a remuneração atrelada ao desempenho e avaliações de resultados. “O índice de liderança e a clareza organizacional são essenciais para um clima organizacional efetivo”, completa Ornellas. 

registrado em: