Plano de sucessão é essencial para garantir saúde da empresa, aconselham especialistas

publicado 29/06/2015 16h15, última modificação 29/06/2015 16h15
Campinas – Fórum de Gestão de Pessoas abordou o tema e discutiu casos de sucesso
amcham-campinas-forum-gestao-de-pessoas-7734.html

Com a presença de mais de 120 executivos, a Amcham Campinas realizou, no último dia 26/06, mais uma edição do “Fórum de Gestão de Pessoas”. Com o tema “Planos de Sucessão e Carreira”, o encontro contou com palestra das diretoras da Evolute Consultoria, Adriana Gondim; e da Merial, Sandra Barquilha.

Adriana Gondim trouxe para o público a visão do planejamento da sucessão, e apontou as principais medidas que garantem o sucesso do plano quando colocado em prática, como por exemplo, a retenção de talentos, que para ela é o ponto chave. “A empresa que retém os talentos certos garante a sucessão, mas retê-los exige outras práticas e medidas”, aconselhou ela.

Essas práticas, segundo Adriana, são principalmente relacionadas ao desenvolvimento do sucessor, mas a diretora atenta para a importância de deixar o executivo cuidar da própria carreira.

“Não devemos apenas olhar os Gaps, mas sim as potencialidades do profissional, e dar á ele a segurança de que existe um plano de sucessão para o mesmo. Mas é necessário que ele compreenda que a empresa não é responsável pela sua carreira,” disse Gondim.

Sandra Barquilha, por outro lado, apresentou aos executivos a prática de como acontece o planejamento da sucessão na Merial, apontando ainda que, em sua visão, o principal gargalo é reter os talentos, principalmente os jovens.

“O jovem não espera mais para ser promovido, por isso retê-lo é mais difícil. Neste caso, o plano da sucessão colabora para a retenção pois ele enxerga perspectivas” , finalizou.

registrado em: