Produtividade está atrelada à comunicação, defende coach

por marcel_gugoni — publicado 08/05/2012 17h02, última modificação 08/05/2012 17h02
Curitiba – Além de interferir nos resultados da empresas, área de comunicação está ligada à busca da gestão humanizada pelas organizações.
alinecastro195.jpg

A eficiência de uma organização depende diretamente de uma comunicação interna clara e objetiva. Quando as pessoas aprendem a se comunicar, os processos tornam-se mais ágeis, e a produtividade cresce. É o que prega a coach e consultora em Comunicação Aline Castro.

Segundo Aline, a comunicação pouco eficaz é o maior ponto fraco nas empresas. Ela afirma que, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos e na maioria dos países europeus, no Brasil não há muita assertividade nas etapas de comunicação.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

“Sempre existe muito retrabalho. As pessoas não entendem exatamente aquilo que têm que fazer”, afirmou durante o comitê de Marketing da Amcham-Curitiba em 17/04. Isso é o que derruba a produtividade.

O primeiro passo na correção de ruídos de comunicação deve partir dos gestores, por meio de um feedback constante e claro.

O coaching é outra ferramenta importante para a superação desse tipo de falha. De acordo com Aline, esse processo funciona bem porque confere ao funcionário a responsabilidade por aquilo que informa e compreende, diminuindo, através de questionamentos, possíveis ruídos e más-interpretações.

Gestão humanizada

Aline diz que a comunicação eficiente e clara é prioridade de uma gestão mais humanizada dos processos corporativos – tendência nas companhias. “A gestão humanizada está tomando um espaço que se torna imprescindível. A companhia que não tiver isso ou o líder que não atentar para isso ficará para trás no mercado.”

Dentro desse contexto, saber ouvir e ser ouvido torna-se essencial entre as capacidades a serem trabalhadas pelos funcionários nos processos comunicacionais.

No evento da Amcham, a consultora também destacou a importância da comunicação como uma ferramenta para a área de marketing e vendas das companhias. Segunda ela, saber vender uma ideia é fundamental não apenas para as empresas, mas também para cada funcionário individualmente.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Aline apresentou quatro passos para a venda de uma ideia que, se seguidos, podem garantir o sucesso daquela e de futuras negociações: em primeiro lugar, vêm o planejamento e a comunicação do objetivo ou projeto; em seguida, a abordagem junto a quem se pretende alcançar; o terceiro ponto caracteriza-se pela ação de venda propriamente dita; e, por fim, acontecem o agradecimento e o reconhecimento a quem contribuiu para todo o processo.   

A especialista concluiu alertando que o autoconhecimento e a identificação das competências do funcionário são etapas importantes tanto para a melhora da comunicação pessoal como para vendas.

registrado em: