Quatro passos para ser um líder melhor, mesmo à distância

publicado 24/07/2020 12h55, última modificação 28/07/2020 11h38
Brasil - Conheça boas práticas de liderança capazes de melhorar esse cenário de distanciamento
"Ser verdadeiro e mostrar o que está por de trás de cada direcionamento nunca foi tão importante", diz José Vicente Marino, Ex-CEO Avon.jpg

"Ser verdadeiro e mostrar o que está por de trás de cada direcionamento nunca foi tão importante", diz José Vicente Marino, Ex-CEO Avon

O mundo vive hoje um momento desafiador: a pandemia do novo coronavírus forçou negócios a se reinventar e, mesmo com o relaxamento das medidas de distanciamento social, muitos profissionais ainda permanecem em home office. Com o trabalho remoto se tornando o novo normal e a perspectiva que o modelo total ou híbrido de trabalho à distância passe a ser definitivo, os esforços de liderar um time são mais necessários do que nunca; pessoas se sentem inseguras, desanimadas e, muitas vezes, desengajadas. Mas como ser um bom gestor em um cenário tão incerto?

 

LADO HUMANO E EMPATIA

Apesar da produtividade ter aumentado nesse período de pandemia, o lado humano não pode ser esquecido. Para além das reuniões em equipe, o líder precisa separar um tempo do dia para conversar individualmente com cada colaborador, com a câmera ligada e em um ambiente calmo“O momento pede compaixão. Cada pessoa está vivendo a pandemia de uma forma diferente, e o líder precisa entender tudo isso. A casa das pessoas não está preparada para o home office“, afirma José Vicente Marino, Ex-CEO Avon e Conselheiro da Alpargatas, durante nosso webinar de gestão de pessoas realizado no dia 16/07.

A compaixão, de acordo com Adriana Quintas, Líder de Recursos Humanos na General Motors, também deve ser estendida para o próprio gestor. “É o papel do líder dar a direção ampla, mas ele deve mostrar que também é vulnerável e que não tem todas as respostas. Essa conexão inspira confiança, e pode aumentar produtividade e engajamento”, diz.

 

VISIBILIDADE E COMUNICAÇÃO EM EXCESSO

Na hora de engajar seu time, o gestor também deve apostar em uma comunicação clara, rápida e transparente. “Ser verdadeiro e mostrar o que está por de trás de cada direcionamento nunca foi tão importante para que as pessoas entendam as razões pelas quais as decisões foram tomadas. Agora é o momento de comunicar em excesso, expondo problemas e números, e não deixar espaço para fofocas”, avalia o Ex-CEO Avon.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL E CULTURA

Hoje em dia, empresas preocupadas com o efeito de suas ações registram maiores índices de satisfação de seus colaboradores, que se sentem mais motivados e comprometidos quando a empresa oferece propostas positivas para sociedade. “Na GM, o conserto de respiradores e a produção de máscaras de proteção causam uma percepção de orgulho em fazer parte da empresa, o que faz muita diferença no dia a dia”, conta a Líder de Recursos Humanos na General Motors.

Além de engajar seus liderados pela cultura da empresa, o gestor também deve ser capaz de reconhecer cada pessoa individualmente e conectar o propósito coletivo no objetivo individual dos profissionais da empresa.

 

CAFEZINHO ONLINE

Com um número excessivo reuniões diárias, muitas pessoas têm a sensação que começam e terminam o dia sendo sugados por calls. Mas, para além de encontros focados em trabalho, o líder pode apostar em ferramentas para manter uma rotina similar ao que se tinha antes da pandemia. 

“Estamos no mesmo barco. Reunião de cafézinho e happy hours online geram confiança entre os colaboradores e aumentam a sensação de ‘estar próximo’. Além disso, os líderes podem usar essas oportunidades para descobrir o que pode ser melhorado e recolher informações”, aconselha Quintas. 

 

O QUE SÃO OS WEBINÁRIOS?

São transmissões ao vivo de bate-papos e entrevistas, exclusivos online, sobre diversos assuntos do mundo empresarial. Diante da atual situação com a COVID-19 no Brasil, transformamos os encontros presenciais em atividades digitais e webinários.

PARA QUEM SÃO E COMO FUNCIONAM?

Os webinários especiais sobre a Covid-19 são públicos, totalmente gratuitos e podem ser acessados pelo link amcham.com.br/aovivoPara se manter atualizado sobre nosso calendário e se inscrever rapidamente nos eventos, baixe o aplicativo o App Amcham, disponível na Apple Store ou no Google Play.