Regionais da Amcham recebem mais eventos e aumentam visibilidade em 2011

por andre_inohara — publicado 23/12/2011 09h03, última modificação 23/12/2011 09h03
São Paulo – Seminários do programa Competitividade Brasil e divulgação do Prêmio ECO foram realizados pela primeira vez nas regionais, atraindo público qualificado.

O trabalho nas unidades regionais da Amcham foi intenso em 2011. Além da realização de eventos tradicionais como o CEO Fórum, as filiais recepcionaram pela primeira vez os seminários do programa ‘Competitividade Brasil – Custos de Transação’, que tratam dos problemas estruturais da economia brasileira e de sugestões para fazer o País mais competitivo.

Isso ajudou a ampliar a visibilidade da Amcham nas filiais de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador e Uberlândia.

As unidades organizaram as discussões sobre as dificuldades estruturais da economia, e identificaram quais assuntos eram mais condizentes com a realidade de cada região.

“A partir dessa análise, cada regional inseriu os respectivos gargalos logísticos no debate”, destaca Fernando Schmitt, diretor de Membership e responsável pelas unidades regionais da Amcham.

Incluindo São Paulo, o programa realizou 11 seminários entre 2010 e 2011, tendo recebido 54 palestrantes e 1300 participantes. Foi um comparecimento significativo, aponta Schmitt.

“Os seminários atraíram líderes empresariais, personalidades políticas e juristas, os sócios, que aderiram em grande escala”, observa o diretor da Amcham.

Tradicionalmente o principal evento das regionais, o CEO Fórum também teve presença relevante. Juntas, as regionais trouxeram 3.345 presidentes, diretores e gerentes para discutir temas ligados à liderança corporativa e ambiente de negócios.

Os fóruns de discussão receberam palestrantes como Vicente Falconi (consultor de gestão), Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna) e Cledorvino Belini (presidente da Fiat e da Anfavea), comenta Schmitt.

Além do destaque gerado pelo CEO Fórum, o diretor aponta a ampliação de comitês temáticos de negócios.

Divididos em setores, os comitês debatem temas em evidência e tendências do mundo corporativo. “Em Porto Alegre, foi criado um comitê estratégico de Vendas a pedido dos associados”, afirma Schmitt.

Prêmio ECO

As regionais também ajudaram a divulgar ações de sustentabilidade em nível nacional. Cada unidade da Amcham desenvolveu uma série de palestras e workshops sobre a importância das práticas socioambientais na comunidade.

Elas também incentivaram as empresas das suas regiões a participarem do Prêmio ECO, o maior reconhecimento de práticas sustentáveis em território nacional.

“O trabalho das regionais foi de divulgar o Prêmio ECO em nível nacional, incentivando as empresas de fora de São Paulo a inscreverem seus trabalhos”, disse o diretor.

Mudança físicas em algumas regionais

Além de receberem mais eventos de grande porte, as unidades regionais passaram por alterações físicas. “Tivemos mudanças de escritório em Uberlândia, e estamos finalizando o processo em Goiânia e Curitiba”, comenta Schmitt.

A nova sede da Amcham na capital paranaense será em um prédio com certificado LEED, reconhecimento internacional para construções sustentáveis.

Além de prestar serviços de consultoria em negócios e comércio exterior, a Amcham também aluga espaços para eventos externos.

Ao promover a aproximação entre empresas, a Amcham realiza tanto reuniões de conteúdo empresarial como de networking aos sócios, bem como missões comerciais ao exterior.

“Quando se têm associados e procura de mais produtos, a tendência é de aumento da sede”, diz. Segundo o diretor, há estudos para a mudança física de mais duas regionais da Amcham, o que deve ocorrer até o primeiro semestre de 2012.

registrado em: