Skip to content. | Skip to navigation

Os desafios da Economia 4.0 e como líderes devem se preparar para enfrentá-los

publicado 12/05/2022 10h57, última modificação 12/05/2022 10h57
Sua organização está preparada para crescer na Economia 4.0?
Desafios_CEOS_Economia_4.0.jpg

O rápido avanço tecnológico e a aceleração das inovações nos modelos de trabalho – processo impulsionado pela pandemia vêm criando novos desafios para os líderes em 2022.

Inseridos em um contexto chamado de Economia 4.0, onde vemos a forma de fazer negócios mudar e incluir a tecnologia de forma massiva em seus processos, os CEOs e organizações devem saber acompanhar essas mudanças e evitar se prender a padrões antigos de gestão já considerados engessados. 

Entenda os principais desafios que os CEOs precisarão enfrentar nesse cenário e como desenvolver as competências adequadas para superá-los na sua organização: 

 

O que é Economia 4.0 

A Economia 4.0 é um resultado do processo conhecido como 4ª Revolução Industrial, no qual as indústrias foram de um panorama analógico para o cenário digital. Ela é caracterizada pela criação de novos processos e fluxos de trabalho, utilizando a tecnologia como principal ferramenta, além da valorização do ser humano, apostando em elementos indispensáveis como bem-estar social, inclusão e formatação de ambientes sustentáveis. 

 

Os principais desafios para os CEOs

 

  • Transformação digital 

A transformação digital acelerada pela pandemia é um processo sem volta. As tecnologias incorporadas aos negócios e aos novos modelos de trabalho devem permanecer ou evoluir nas empresas. Por isso, é necessário que o CEO desenvolva a sensibilidade para entender o momento certo de atualizar essas ferramentas, sempre buscando o que há de mais inovador no mercado e parcerias estratégicas pra isso. 

 

  • Mobilidade corporativa  

Outro desafio que deve ser superado é tornar o negócio mais flexível diante das mudanças de mercado demandadas pela Economia 4.0. Negócios muito engessados e fechados para a inovação terão dificuldades para sobreviver a um cenário de mudanças constantes. Nesse contexto, o papel do CEO é desenvolver a mobilidade corporativa para estar pronto para esses momentos. 

 

  • Atração e retenção de talentos 

Encontrar e reter talentos é um dos principais desafios em um cenário de retomada, tarefa essa que se torna ainda mais desafiadora quando falamos em nichos como o de T.I. e também no caso de profissionais da Geração Z. Para vencer esse desafio, o CEO deve saber investir em um processo de recrutamento eficiente e desapegar de hierarquias internas engessadas que não funcionam mais. 

 

  • Desenvolvimento sustentável de negócios 

Outro desafio dos gestores é o desenvolvimento sustentável dos negócios, sobretudo se preocupando com a reposição e uso consciente dos recursos naturais. Nesse sentido, o CEO deve entender os mecanismos e práticas adequadas para que sua companhia cresça respeitando o meio ambiente, como propõe o pilar de sustentabilidade da agenda ESG (Enviromental, Social, Governance) para o desenvolvimento dos negócios. 

 

  • Diversidade e inclusão 

A Economia 4.0 vem acompanhada da necessidade de mais pluralidade nas organizações, sobretudo entre os talentos atraídos para somar ao desenvolvimento de uma empresa. Para vencer esse desafio, o CEO deve promover Diversidade e Inclusão, adotando medidas e processos que garantam a contratação de pessoas de diversas etnias, gêneros etc. Bem como, a inclusão de trabalhadores PCDs. 

 

  • Trabalho remoto 

Outro grande desafio é a adequação ao trabalho a distância, modelo que se tornou comum durante a pandemia do novo Coronavírus. Seja em home office completo ou em modelo híbrido, as empresas estão passando por um processo de readaptação da comunicação com seus times e precisando manter a motivação e preservar a cultura da empresa entre os colaboradores, o que pode ser um desafio para os líderes. 

 

Os 3 R’S  

A missão do CEO para os próximos anos de Economia 4.0 está pautada em um conceito chamado 3Rs. Eles são: reconectar, repensar e reinventar, e são pilares importantes para enfrentar e vencer os desafios nesse cenário e fazer sua organização crescer. Saiba como desenvolver esses três pilares e as principais competências para vencer esses desafios: 

Clique aqui e baixe gratuitamente a cartilha "Como superar os principais desafios dos CEOs na Economia 4.0"