Setor de Compras representa 50% ou mais dos custos totais de uma empresa

publicado 25/11/2013 17h24, última modificação 25/11/2013 17h24
São Paulo – Cada vez mais estratégica, a área pode aumentar significativamente os lucros das organizações, diz especialista

O setor de Compras vem deixando o papel rotineiro e mecânico dentro das empresas, para se tornar estratégico e proativo no aumento dos lucros. “Em organizações industriais, por exemplo, aquilo que é comprado ou contratado representa aproximadamente 50% ou mais dos custos totais. Quando bem gerida, a área de Compras pode aumentar significativamente os lucros”, disse Claudio Mitsutani, diretor da Atman Consultoria e Treinamentos Empresariais, em palestra ao comitê de Marketing da Amcham, em 13/11.

A área também é importante para o relacionamento com os fornecedores. Com o dinamismo do mercado, ela tem a função de analisar e selecionar os terceiros que compõem a cadeia de abastecimento, além de criar processos para melhorar a gestão deles, o que garante controle do desempenho e redução de riscos operacionais. “O gerenciamento dos terceiros é peça fundamental para melhorar a rentabilidade, trazendo novas oportunidades e vantagens competitivas”, conta.

De acordo com Mitsutani, entender o grau de influência e importância estratégica de Compras é fundamental para melhorar a performance do time. Outra dica para a valorização do setor é apresentar suas práticas às demais áreas, alinhando os objetivos de todas as equipes e, consequentemente, proporcionando mais foco às atividades da empresa. “Buscar o setor de Compras como parceiro pode trazer muitos benefícios para a organização”, diz. “Para isso, é preciso incentivar a integração das áreas.”

Além disso, para obter um bom desempenho em aquisições, é preciso contar com um líder que apresente perfil sistêmico e tenha conhecimentos técnicos e de gerenciamento. Para Mitsutani, o profissional precisa ter uma visão de todo e ser versátil, pois a área é multifuncional. “É importante que o gestor de Compras saiba os processos de desenvolvimento dos produtos e também técnicas de comunicação e negociação.”

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