Stress no ambiente de trabalho é causado por sobrecarga, questões de relacionamento e frustração

por giovanna publicado 15/04/2012 16h42, última modificação 15/04/2012 16h42
Recife – Para identificar o excesso de tensão, é preciso atenção ao clima organizacional.
foto_suely_mendonca.jpg

As principais causas do stress no ambiente organizacional são questões de relacionamento interpessoal, sobrecarga de trabalho e frustração pessoal em relação às funções exercidas na profissão. As considerações são de Suely Mendonça, psicóloga e representante do Centro Psicológico de Controle do Stress de Recife.

“O stress pode levar à depressão e indiretamente à morte, já que abala também o sistema imunológico”, afirmou Suely, que participou do comitê de Secretariado Executivo da Amcham-Recife nesta quinta-feira (12/11).

Para identificar o excesso de stress no ambiente corporativo é necessário prestar atenção aos funcionários, conforme explica a psicóloga. “Quando há muitas faltas com licenças médicas e alta rotatividade, por exemplo, estes podem ser sinais do stress dos funcionários”.

Outra maneira de visualizar a situação de tensão é aplicar pesquisas de clima organizacional, onde os próprios trabalhadores possam se expressar sobre o nível de pressão que recebem. “Na pesquisa, é possível visualizar sintomas físicos e emocionais do stress”, aponta Suely.

A partir da identificação do problema, é possível traçar estratégias para combate do stress que vão desde ações internas até a busca pela ajuda de médicos e psicólogos que trabalhem com metodologias específicas para esse tipo de situação.

Stress positivo

Ao contrário do que geralmente se imagina, o stress também é um fator positivo no ambiente de trabalho, explica Suely. “O stress positivo é a tensão mínima de que precisamos para realizar nossas atividades no dia a dia. Ela nos dá motivação e vigor para criar e produzir no ambiente de trabalho”, comenta.

Ela diz ainda que essa tensão se torna negativa quando não se sabe administrar corretamente o acúmulo de atividades ou quando não há intervalos entre numerosas atribuições.

Por fazer parte da condição natural humana, a tensão deve ser administrada e não eliminada. “O stress faz parte da vida. É possível acabar com alguns elementos que causam tensão no ambiente de trabalho, mas, na maior parte das vezes, é preciso aprender a lidar com eles”, finalizou Suely.

registrado em: