Técnica que resgata empatia é útil para resolver controvérsias na organização

publicado 12/05/2016 15h37, última modificação 12/05/2016 15h37
São Paulo – Constelação Organizacional ajuda a entender motivações pessoais dos envolvidos
tecnica-pic01.jpg-9073.html

Para as consultoras Terezinha Lorenzon e Maria del Mar Franco, do Instituto Evoluir, a técnica da Constelação Organizacional ajuda a entender a dinâmica pessoal dos envolvidos em controvérsias dentro de empresas, o que gera empatia e melhora o diálogo. “É uma metodologia para buscar, perceber e acessar informações do histórico das pessoas que muitas vezes não captamos, sendo muito eficiente no diagnóstico de situações e solução de questões”, define Terezinha, no comitê estratégico de Recursos Humanos da Amcham – São Paulo, realizado na quinta-feira (12/5).

Bastante conhecida na psicologia, a técnica da Constelação Organizacional se baseia na identificação de influências comportamentais por meio de três pilares. O primeiro é a hierarquia, ou reconhecimento de que executivos graduados e veteranos têm que ser respeitados, assim como o mérito de suas contribuições. “A forma como uma pessoa lida com a hierarquia familiar é levada para o trabalho”, exemplifica Maria.

Em segundo, o equilíbrio nas trocas (dar e receber). Isso pode ocorrer quando a relação trabalho e pagamento não é percebida como justa pelos colaboradores, criando insatisfação. E, por fim, o vínculo ou desejo de pertencer a um grupo. Como exemplo, se um empregado for demitido sem justificativa consistente, pode gerar sensação de injustiça nos que ficaram e ser a causa de resistências na organização.

Quando se evidencia padrões de comportamento e informações implícitas não percebidas de todas as pessoas envolvidas, cria-se empatia e predisposição para a busca conjunta de soluções. “Isso é possível quando você se conecta ao sentimento de outras pessoas.”

A técnica não é invasiva e ninguém tem que compartilhar informações pessoais, assegura Maria. “Através dos exercícios e com base nos três pilares da técnica, você consegue ter uma consequência clara do desconforto que existe dentro de um conflito. Assim que ele é percebido, dá lugar a uma sensação de fluidez.”

Nas empresas, a constelação organizacional pode ser aplicada na melhoria de relacionamentos internos, planejamento estratégico, negociações com parceiros e também no desenvolvimento interno. “Também serve para pesquisar com eficiência o clima organizacional”, acrescenta Terezinha.

registrado em: