Tecnologia ajuda na tomada de decisões em financiamento de riscos

publicado 27/08/2014 15h35, última modificação 27/08/2014 15h35
São Paulo – Executivo da Marsh fala sobre benefícios do uso de ferramenta de armazenamento e análise de dados financeiros

O uso de tecnologias para armazenamento e análise de dados tem se tornado cada vez mais necessário na gestão e financiamento de riscos. Em palestra ao comitê estratégico de Finanças da Amcham, em 14/08, Roberto Zegarra, executivo de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da Marsh, contou que a empresa desenvolveu um sistema que ajuda a encontrar melhores soluções.

A ferramenta, chamada Marsh Business Analytics, cruza informações sobre riscos da indústria, capacidade financeira da empresa, histórico de perdas da companhia e do segmento. Com isso, ela oferece uma análise do negócio e mostra matematicamente o que é mais vantajoso, auxiliando os clientes na tomada de melhores decisões de financiamento de risco.

“É uma análise de longo prazo para saber o que pode acontecer e quais perdas poderiam existir com cada decisão. A partir disso, é possível determinar a melhor maneira de financiar seus riscos: comprando seguro ou aumentando sua capacidade de retenção”, explica Zegarra.

Ele ressalta que a decisão depende de vários fatores – como os recursos da empresa, o segmento, a economia global e nacional – e pode mudar a cada ano. “O sistema considera inúmeras características do cenário, então uma decisão que é melhor hoje pode não ser válida para o ano que vem”, diz

Para Zegarra, o uso de tecnologias para análise pode ajudar não apenas o setor de Finanças, mas todas as outras áreas. “O Business Analytics é uma ferramenta que ajuda a empresa como um todo. Os recursos não utilizados em financiamento podem ser aplicados em outros setores”, afirma.

registrado em: