Tecnologias de comunicação aumentam personalização das ações de marketing

publicado 14/09/2015 16h05, última modificação 14/09/2015 16h05
São Paulo – Plataformas analíticas que processam dados e padrões de interesse ajudam a direcionar ofertas
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Com a ajuda de tecnologias analíticas, as empresas conseguem reunir mais informações de comportamento dos seus clientes e saber com maior grau de precisão se estão gostando ou não dos produtos, e assim aumentar o grau de personalização das ações de marketing. Essa é uma das principais vantagens que Rogério Inomata, gerente de alianças da IBM, enxerga em relação ao uso de sistemas inteligentes de análise de dados na área em que atua.

“Quando descubro um padrão de interesse, posso oferecer experiências personalizadas”, de acordo com o executivo, durante o Encontro de Marketing Digital da Amcham – São Paulo, realizado na sexta-feira (11/9). De acordo com o executivo, quando uma empresa consegue oferecer ao cliente uma proposta inesperada e acessível de seu objeto de interesse, e capaz de criar uma lembrança muito positiva, um “momento mágico”.

“Se estou, por exemplo, entrando constantemente no site de uma montadora e consultando um determinado modelo de carro com acessórios específicos, há uma demonstração de interesse. A montadora pode entrar em contato com o usuário e convidá-lo para um teste drive do carro com a configuração desejada”, descreve Inomata.

Georgia Berardi, gerente de marketing da IBM, disse que a tecnologia de comunicação ajuda a integrar e unificar dados de clientes. Atualmente, eles costumam ser coletados em diversos pontos, como o site da empresa, redes sociais ou serviço de atendimento ao consumidor. “90% dos dados coletados de um cliente não são aproveitados. Com isso, o marketing tem dificuldades em saber o que cada departamento da empresa tem de informações”, afirma.

Na IBM, Georgia é uma das responsáveis por uma plataforma virtual desenvolvida para a área de marketing, capaz de processar dados de cliente e seus comportamentos individuais, gerando interações em tempo real e ações para os canais de vendas. Para ela, a tecnologia de análise de dados evoluiu e se tornou fundamental para monitorar o comportamento dos consumidores e direcionar ações comerciais.

“Monitorando um site com esse sistema, é possível reunir informações sobre o que a pessoa acessa, para onde está olhando e quantas vezes ela volta a determinado local. Tudo isso demonstra um padrão de comportamento e interesse”, comenta.

Georgia disse que atualmente muitas soluções tecnológicas que reúnem informações em plataformas integradas que facilitam a consulta e visualização de dados dos clientes. “Dependendo de onde ele clica em um site, por exemplo, ferramentas vão direcionando e-mails e ofertas de acordo com o produto de interesse.”

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