“Não tem como pilotar uma empresa em meio a uma pandemia sem dados para tomada de decisão”, diz o CDO do PicPay

publicado 12/05/2020 15h18, última modificação 12/05/2020 15h18
Recife - Utilizada com inteligência, a análise de dados pode guiar empresas em ações mais assertivas, garantir vantagem competitiva e prever cenários
Para André Mattos, é essencial ter uma área de dados para monitorar a situação da empresa e tomar decisões.jpg

Em momentos como esse, de acordo com André Mattos, é essencial ter uma área de dados para monitorar a situação da empresa e tomar decisões

A análise de dados deve ser utilizada como grande direcionador de toda e qualquer decisão dentro de uma organização, de acordo com André Mattos, CDO do PicPay. Especialmente em momentos de crise, a inteligência de dados se torna uma alternativa em meio ao caos e pode ajudar a prever problemas e oportunidades de negócio em um ambiente incerto. “Não tem como pilotar uma empresa em meio a uma pandemia sem dados para tomada de decisão. Sem ter informações, não conseguiremos fazer com que a roda gire”, afirma.

Dados garantem uma vantagem competitiva a qualquer empresa que saiba utilizá-los com inteligência. Porém, segundo Antonella Satyro, nada adianta obtê-los se a empresa não é flexível para tomar decisões. “Os dados são importantes porque nos fazem questionar nosso modus operandi, mas se não soubermos analisá-los com sabedoria e fazer previsões não adianta. Precisamos ser flexíveis porque estamos tomando decisões que nunca tomamos antes”, afirma a Supervisora de TI na ExxonMobil no Webcomitê de TI, realizado dia 06/05.

Para a especialista, o momento pede que líderes olhem para dentro da empresa e revejam sua atuação. Clientes, concorrentes e mercado – tudo isso conseguimos acompanhar através de dados e pode ajudar a tomar decisões. “Entender o que está acontecendo no mundo externo facilita a avaliação dos diversos cenários e como podemos reagir a ele”, explica Satyro.

 

OUVIR PESSOAS TAMBÉM É COLETAR DADOS

Com a chegada da pandemia, grandes corporações precisaram refazer suas planificações e reapropriar os tomadores de decisão. “Houve uma mudança hierárquica e as empresas se tornaram mais horizontais. A pandemia tornou essa possibilidade de interação mais ampla e os colaboradores passaram a ser mais ouvidos”, avalia Clímaco Feitosa, Chief Technology & Innovation Officer na iLand Soluções e Presidente do Comitê Aberto de TI na Amcham Recife.

Segundo ele, ouvir pessoas e coletar feedback dos colaboradores também é colher dados e pode gerar inúmeros insights em momentos como esse.

 

PARCERIAS COMO FERRAMENTA DE SOBREVIVÊNCIA

A pandemia acelerou a transformação digital dentro das empresas, mas não são todas que conseguirão acompanhar esse ritmo. Muitas não têm estrutura financeira para criar um sistema de coleta e análise de dados, ou mesmo tempo hábil para tal. Por isso, ao invés de construir tudo do zero apressadamente, o CDO do PicPay aconselha que companhias procurem agregar funcionalidades desenvolvidas por parceiros.

“Hoje o que está em jogo é a velocidade e a sobrevivência. Então, se eu não tenho essa tecnologia, eu posso me associar a alguém que já tenha essa expertise e ganhar velocidade”, diz o especialista. Passando a pandemia, avalia Mattos, a tecnologia deve ser pauta principal dentro das empresas. "Elas precisarão olhar com mais cuidado e encontrar meios de introduzi-la na operação sem perder a cultura e essência do negócio".

 

O QUE SÃO OS COMITÊS ABERTOS?

São encontros e periódicos entre executivos de diversos segmentos voltados para atualização, benchmark e networking. Os Comitês Abertos também são exclusivos para os nossos sócios.

PARA QUEM SÃO?

São para todos(as) os(as) associados sem limites de participantes, sendo encontros gratuitos.

COMO FUNCIONAM?

Temos cerca de 110 comitês em atividade, produzindo conteúdos presenciais* de diversos temas divididos em várias frentes de atuação, com palestras, painéis de discussão e dinâmicas com speakers especializados no tema.

*Durante a pandemia da COVID-19, nossos Comitês estão sendo transmitidos online aos nossos associados. Acompanhe o nosso calendário de atividades e participe.