Amcham Arena: Sensix é eleita a melhor startup do Brasil

publicado 08/12/2020 10h06, última modificação 08/12/2020 10h06
Brasil - Startup desenvolve soluções inteligentes que que auxiliam o agricultor na tomada de decisão, otimiza a aplicação de insumos e aumenta a produtividade
Competição de startups brasil amcham arena

"É bom trazermos esse senso de inovação e mudança para o mercado para levar os negócios para o próximo nível", diz o Diretor Executivo da Sensix sobre o Arena

O agronegócio é considerado um dos motores da economia brasileira e, no futuro, a expectativa é que o setor atinja níveis históricos, produzindo nas próximas quatro décadas mais comida do que fabricamos nos últimos 10 mil anos. Dentro da fazenda, atender a demanda global significa maximizar três fatores: otimizar custos de produção, aumentar a produtividade e melhorar a eficiente operacional. “É exatamente nesses três fatores que a Sensix atua”, conta o Diretor Executivo da startup, eleita campeã da Final Nacional do Amcham Arena 2020. 

A última fase do concurso, que conectou mais de 1150 startups a um cardume de mais de 5 mil empresas associadas à Amcham, aconteceu digitalmente no dia 04/12. Avaliada por uma banca composta por tubarões de grandes empresas brasileiras – ADP, Banco do Brasil, P&G, Citi Bank, CEL.LEP e Unisinos –, a Sensix apresentou uma solução que analisa e correlaciona dados para entender máquinas, solos e imagens de satélite, e gerar tomadas de decisão que auxiliam no dia a dia do produtor na fazenda.  

“Nós aprendemos com os dados para antecipar decisões. Rastrear o crescimento da cultura permite entender exatamente onde e quando anomalias acontecem, possibilitando a construção de modelos preditivos de decisão”, diz Carlos Ribeiro. Na prática, a startup faz com que o produtor economize em até 80% seus custos e tenha cerca de R$ 60/HA em impacto financeiro direto ao seguir as recomendações da plataforma, aplicando herbicidas de forma localizada e apenas onde é necessário. 

 

ECOSSISTEMA INOVADOR 

Com o isolamento comercial, manter vivo o ecossistema de inovação brasileiro se tornou um dos grandes desafios no mundo dos negócios – e o Arena ajudou a conectar todos os agentes, gerando uma interação direta entre grandes executivos e lideranças de startups de todos os segmentos e cantos do país. “Para nós, a grande final desse concurso é uma celebração estratégica. Celebramos um projeto que une 33% do PIB brasileiro a uma imensidão de startups inscritas nesta temporada e que está em sinergia com a corrida do mercado por somar de forma ágil inovação e legado em suas estratégias de negócio”, afirma nossa CEO, Deborah Vieitas. 

Há 100 anos ajudando a renovar o ambiente de negócios e a sociedade brasileira, as iniciativas que desenvolvemos no campo de inovação nos levaram ao pódio: em 2020, fomos reconhecidos como um dos melhores ecossistemas de inovação do país no ranking da 100 Open Startups. "É bom trazermos esse senso de inovação e mudança para o mercado para levar os negócios para o próximo nível", defende o Diretor Executivo da Sensix após levar o prêmio para casa.