Amcham Talks comemora o dia da Inovação discutindo novas formas de empreender

publicado 23/10/2018 09h03, última modificação 13/11/2018 17h52
Recife - 850 participantes fizeram uma imersão em três palcos simultâneos

A transformação no mercado de trabalho foi o principal assunto do 1º festival de Inovação Amcham Talks, realizado pela Amcham Recife, na sexta-feira (19/10), no Cais do Sertão, Centro do Recife. Durante o evento, além das transformações no mercado de trabalho, foram apresentadas possíveis soluções para os déficits presentes no mercado.

O encontro foi dividido em três palcos de debate iniciados ao mesmo tempo. No primeiro stand, o palco Visionários, quem esteve presente foi Edgard Andrade, Articulador de Gente da FabLab, laboratório Inovação Maker. Em sua fala, ele destacou que “é a partir da identificação e da troca de possíveis soluções que surgem os negócios”.

No mesmo palco, também estavam presentes Conrado Abre (MaxMilhas), Luciano Meira (Hoy Street), Fabiano Leoni (Camaleoni) e Marcos Bedendo, professor da ESPM. Outro destaque foi o executivo Ricardo Bonzo, da empresa iCarros, que analisou as transformações da indústria automotiva atreladas às necessidades da geração Y. “ Eles não querem comprar um carro, eles buscam serviços, experiências e mobilidade na palma da mão”, destacou.  

Para se inspirar em histórias de superação, o palco Muda Mundo trouxe a editora e apresentadora da TV Globo, Meiry Lanunce, que contou um pouco de sua trajetória como uma garota de origem simples, onde seus sonhos a levaram às telinhas de tantos telespectadores. Também participou Joana Félix, Pós-Doutoranda pela Universidade de Harvard, responsável pela inclusão de alunos da educação básica em iniciação científica a partir de projetos de pesquisa.

A diretora geral do grupo Europa Manuella Curti, o idealizador e porta-voz do Movimento Plante Amor Colha o Bem, André Saburó (Grupo Quina), a diretora de tecnologia Lhais Rodrigues do aplicativo Mete a Colher, propuseram estratégias diferentes, para solucionar problemas, que estão do nosso dia a dia de forma humana e social. O palco Muda Mundo também colocou em debate as necessidades de pensar uma sociedade inclusiva com José Roberto Dantas e Domingos Sávio do Instituto de Cegos.

 

O advento das novas tecnologias e o empreendedorismo digital construíram a ideia central do palco Mindset, pensado para fazer o público pensar, fora da caixinha. Dalmon Zapata, executivo de finanças da FOX e Diego Barreto, responsável pelo maior Marketplace da Ingresso Rápido, também participaram.

Segundo Barreto, “70% de tudo é feito online, via aplicativo ou a web. O que isso significa? Que uma empresa que vende hoje mais de 10 milhões de ingressos por ano conseguiu ser muita mais próxima do consumidor”, disse. “Quem fazia compras off-line há três anos e tinha interesse em cancelar a compra, teria que ir de volta ao local da compra. Essa mudança, de uma plataforma para outra, trouxe comodidade e eficiência: basta apertar um botão e a compra está cancelada e o dinheiro de volta em sua conta”, opinou.

O palco contou ainda com Luciana Camargo, VP de Recursos Humanos da América Latina na IBM; Guilherme Portugal, Diretor de Talentos da Accenture; Felipe Furtado, do CESAR; Paloma Modesto, Diretora de Planejamento e Qualidade Acadêmica, e Domingos Machado, Diretor de Inteligência Competitiva, ambos de Grupo Tiradentes; Renan Hannouche, da HostDime, e Claudio Marinho, do Porto Marinho.

O presidente da Amcham Recife, Sérgio Cavalcante, finalizou o evento convocando a todos para serem protagonistas e proativos na sociedade como todo.