Como fazer um pitch de sucesso para a sua startup

publicado 27/05/2021 18h25, última modificação 27/05/2021 18h25
Confira 7 dicas estratégicas para ajudar a sua startup a fazer um pitch com assertividade e propósito
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Oo ponto-chave para fazer um pitch de sucesso é ser claro ao explicar como o seu negócio une propósito e inovação para solucionar problemas.

Fazer um pitch de sucesso é apresentar uma ideia ou modelo de negócio, em um curto período de tempo, mas com assertividade e propósito. Ou seja, é criar um discurso estratégico para vender soluções inovadoras. O principal objetivo do pitch é captar investidores, parceiros, clientes ou oportunidades de negócios que facilitem a entrada dessas ideias no mercado.

Muito comum na rotina de startups e empresas de tecnologia, o pitch é bastante importante para ajudar um negócio a explicar qual é o seu propósito e o que o diferencia de outras soluções existentes no mercado.

No entanto, fazer um pitch não é uma tarefa tão simples como parece. Quem o faz precisa apresentar a aplicabilidade e relevância da ideia. Sabemos que há inúmeras boas ideias no mercado, mas poucas são realmente executáveis. 

Não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo na hora de fazer um pitch de sucesso. O importante é apresentar com clareza e objetividade qual é a dor do seu segmento e como a sua ideia pretende solucionar essa dor. Com isso, para ajudar startups e empresas a cumprirem essa tarefa, conversamos com Dimitrius de Oliveira, CEO da Atento e Luiz Sabatino, CEO da Petronas, sobre como fazer um pitch de sucesso e chamar a atenção no mercado de forma assertiva. Ambos serão jurados do Amcham Arena 2021 - a maior competição de startups do Brasil.

 

CRIE UMA SEQUÊNCIA LÓGICA

Há muitos modelos de pitch no mercado e muitas técnicas como a “Elevator Pitch” e a “One-sentence pitch”, que podem ajudar na montagem do discurso. Porém, é fundamental que o pitch siga uma sequência lógica. Ou seja, consiga chamar a atenção dos jurados ou investidores pela maneira como as informações estão estruturadas.

Construa o pitch com coerência, assim será muito mais fácil tornar a sua ideia compreendida. Algumas informações são indispensáveis: para Luiz Sabatino, uma sequência tradicional boa é qual o problema e a dor do mercado, apresentar a solução e as vantagens daquele modelo de negócio. Depois, abordar quais recursos são necessários e qual é o retorno.

 

TENHA UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

“Eu já participei de outros eventos e o empreendedor, às vezes, fica muito tempo contando a história dele e no final não sobra tempo para falar do negócio em si”, alerta Dimitrius de Oliveira, que complementa ao defender que é fundamental saber explicar qual é o problema que o seu negócio se propõe a resolver.

Logo, para fazer um pitch de sucesso, é necessário ser positivo, objetivo e acessível. Tudo isso deve refletir nas informações do discurso, estrutura, palavras utilizadas e, inclusive, no respeito ao tempo estabelecido.

Então, vá direto ao ponto, seja breve ao contar sua história e dê maior foco para o endereçamento do problema.

 

DEDIQUE TEMPO PARA ENSAIAR E SE ORGANIZAR

Planejamento e organização são fundamentais para fazer um pitch de sucesso. Ainda que o tempo seja curto, planejar o que será dito e ensaiar o discurso ajuda a ter mais tranquilidade e confiança na hora de passar a mensagem.

Não se deixe enganar: geralmente os pitchs são curtos, com até 5 minutos, logo não é possível improvisar com esse tempo, mesmo que você esteja falando sobre algo seu. Outro ponto importante é: não leia o pitch, memorize-o! Um discurso lido pode deixá-lo robótico e distante, principalmente quando online. 

“Acho que o treino nesse ponto é fundamental. O Tiger Woods tem uma expressão interessante, ele diz que a sorte é proporcional à quantidade de treino. Então, se você treina, você domina. Há uma série de razões que explicam o nervosismo, mas eu vejo as pessoas se perderem em função de não treinarem”, aconselha Dimitrius.

 

INVISTA NA APRESENTAÇÃO VISUAL

Ainda que a primeira impressão não seja determinante em uma competição, ela é sim importante - e nossos jurados do Amcham Arena concordam.

Foque em ser assertivo e objetivo na sua comunicação, mas não negligencie a apresentação visual do seu pitch. Atualmente, devido às circunstâncias da pandemia e o isolamento social, muitos eventos e competições estão acontecendo à distância, no modo online. 

Por isso, priorizar a parte gráfica, visual e estética do seu pitch é importante e faz diferença. Caso contrário, uma apresentação mal organizada pode causar ruídos na sua mensagem e torná-la mais difícil de ser entendida.

“Acredito que é importante ter uma embalagem que ajude a diferenciá-lo, porque o empreendedor está ali competindo. Em uma competição, com níveis técnicos iguais, o que faz a diferença é a forma de se apresentar, a forma de expor a ideia”, afirma Luiz.

 

ATENTE-SE ÀS PROJEÇÕES FINANCEIRAS

É muito importante dar atenção para as projeções financeiras: a conta dos investimentos, dos orçamentos, estimativas de tempo de retorno e quantidade de pessoal. Todas essas informações são indispensáveis para fazer um pitch de sucesso.

Luiz explica porque as projeções financeiras são importantes: “O segmento do empreendedor é o que ele mais conhece, então, essa parte ele vai trazer com propriedade. Mas nós - os jurados - prestamos mais atenção, geralmente, no que mais conhecemos, que são: a parte financeira, de equipe, quantidade de pessoas, tempo, projeções de crescimento”.

Em outras palavras, cuidado para não cometer erros de conexão e projeções financeiras. Os jurados e, principalmente os possíveis investidores, estão sempre atentos aos números.

 

CONHEÇA O SEU PÚBLICO

“A gente precisa sempre buscar adequar o nosso discurso à plateia, e não a plateia se adequar ao nosso discurso. Falo por aprendizado próprio”, declara o CEO da Atento.

Dimitrius complementa dizendo que, às vezes, o empreendedor está tão seguro de si que ignora a audiência. Ou seja, é fundamental considerar que pode haver pessoas que nunca ouviram falar da sua solução, tecnologia ou tipo de negócio.

Diante disso, adeque o seu pitch ao seu público e desenvolva a capacidade de torná-lo menos técnico e mais simples para vender a sua ideia.

 

FIQUE TRANQUILO

Tranquilidade é essencial para fazer e apresentar um pitch de sucesso, segundo nossos jurados.

A apresentação do pitch é muito importante porque é nesse momento que a empresa está diante das oportunidades, seja de vencer uma competição ou conseguir um investidor. Na hora do pitch, é fundamental ser assertivo, objetivo, claro e mostrar ter propriedade sobre o que está sendo comunicado.

Entretanto, não permita que a importância do momento se torne um peso ou um gatilho para o estresse e a apreensão. Nervosismo é comum, mas a tranquilidade é possível quando há segurança e propósito.

 

PROPÓSITO + INOVAÇÃO = SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Ter propósito é ter uma razão para existir. Um negócio ou uma startup nasceram a partir de uma ideia, que se propõe a solucionar algum problema ou dor da sociedade de forma inovadora.

Quando se fala sobre inovação, é comum pensar em tecnologia, mas essa não é a única maneira de inovar. Também é possível inovar em processos, produtos, serviços, formas de comunicação, métodos de gestão, metodologias de aprendizado e muito mais.

Portanto, além de todas as dicas acima, o ponto-chave para fazer um pitch de sucesso é ser claro ao explicar como o seu negócio une propósito e inovação para solucionar problemas. 

“Chama a atenção a capacidade da outra pessoa de extrapolar ideias para resolver problemas, normalmente simples, do dia a dia, com os quais a gente convive e não consegue enxergar uma perspectiva diferente. A inovação, para mim, é legal por causa disso”, conclui Dimitrius.

Negócios que amplificam propósitos, inovam e transformam a vida das pessoas, solucionando dores e resolvendo problemas, estão no Amcham Arena. Conecte a sua startup a um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil. Inscreva-se aqui.