Conheça 9 tendências tecnológicas para 2022

publicado 05/01/2022 17h55, última modificação 10/01/2022 14h43
Seja o primeiro a saber o que vem por aí! Fique por dentro das principais tendências de inovação e tecnologia que irão ditar o futuro das empresas.
inovação tecnológica Amcham.jpeg

Data Fabric, Sistemas Autônomos, Aplicativos Combináveis e outras tendências. 2022 está chegando para colocar à prova essas tecnologias que prometem transformar a jornada das empresas e, consequentemente, a vida de seus clientes. 

Os últimos anos têm sido repletos de inovações, reforçando o uso de recursos já estabelecidos, como a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas etc., o que aumenta muito as expectativas para os próximos anos. Quem não se adequar às tendências tecnológicas corre o risco de ficar para trás e ter dificuldades para se manter competitivo no mercado.

Continue lendo e fique por dentro das principais tendências tecnológicas que têm atraído CEOs do mundo todo!

 

A importância de acompanhar as tendências tecnológicas

Estar atento às novidades tecnológicas para os próximos anos é vital para o sucesso de todo empreendimento, independentemente do seu porte ou posicionamento de mercado. A organização empresarial que não se adequar perderá espaço no seu segmento de atuação, prejudicando sua imagem e reputação diante de clientes e colaboradores.

Ainda assim, aquelas empresas que decidirem implementar essas inovações ao longo do ano, passarão por um processo que pode ser complicado e custoso. Cabe ressaltar que muitos desses avanços estão relacionados à Inteligência Artificial e a medidas de segurança. Segundo uma publicação da Forbes, alguns especialistas afirmam que a IA será usada para enfrentar mudanças climáticas, explorar o espaço, desenvolver tratamento para doenças graves etc.

Esses são objetivos grandiosos e audaciosos, mas que podem se tornar possíveis à medida que a tecnologia avança. Portanto, você deve permanecer sempre bem atento a essas inovações e implementar aquelas que melhor se adaptam à realidade da sua empresa.

No Brasil, algumas tecnologias demoram um pouco mais para chegar. Nesse sentido, também é fundamental acompanhar os avanços tecnológicos de outros países que se destacam na geração de inovação e de novas tecnologias.

 

As 9 principais tendências para 2022

Entendida a importância de acompanhar as tendências tecnológicas para 2022, confira as principais que já estão nos aguardando.

 

1. Data Fabric

Uma das principais tecnologias para 2022 é a implementação do Data Fabric. Basicamente, o conceito pode ser entendido como uma arquitetura ou um conjunto de serviços de dados que consegue fornecer recursos consistentes em um ambiente multicloud.

Dessa forma, o recurso proporciona uma arquitetura robusta capaz de criar padrões nas práticas de gerenciamento de dados que são armazenados na nuvem em dispositivos de borda ou on-premise.

 

2. Plataforma Cloud-Native

As plataformas nativas de Cloud (Cloud-Native) fazem parte de uma tecnologia que também surge como tendência para 2022. O termo surgiu para atender técnicas exigidas por desenvolvedores de software para implementar e manter aplicativos modernos em sua própria estrutura de nuvem.

Agora, essa ideia passa a ser disponibilizada a todas as empresas que desejam controlar seu próprio sistema de armazenamento de maneira autônoma, segura e com acesso de qualquer lugar.

 

3. Hiperautomação

A Hiperautomação é uma tendência tecnológica para 2022 que objetiva abandonar ainda mais as tarefas manuais e repetitivas nas empresas, utilizando a automatização para essa finalidade.

Em resumo, o foco é interromper fluxos de trabalho manuais, proporcionando um ganho de tempo e diminuição de falhas de digitação. Além disso, permite uma escalabilidade mais tangível e facilitada.

 

4. Computação aliada à privacidade

A segurança é uma exigência que ganhará muito destaque a partir de 2022. Nesse sentido, a empresa deve ter ainda mais atenção aos parâmetros exigidos na nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Afinal, os negócios que não se adequarem a ela já estão sujeitos a multa.

As tecnologias voltadas para a gestão de dados, principalmente, ganham um destaque cada vez maior em razão da legislação. Sendo assim, é certo que veremos avanços significativos nesse campo.

 

5. Malha de segurança cibernética

Seguindo a esteira da preocupação com a segurança de dados, nós temos a malha de segurança cibernética como uma grande tendência para 2022. Basicamente, ela pressupõe a adoção de recursos que têm por objetivo controlar pontos críticos e que podem ser alvos de ataques cibernéticos nas empresas.

Essa arquitetura flexível objetiva garantir a proteção contra ataques em transações, além de combinar suas funcionalidades com as de sistemas de segurança variados. Com isso, as soluções existentes nesses ambientes atuam para proteger os consumidores de criminosos cibernéticos e falhas técnicas.

 

6. Inteligência de decisão

A inteligência de decisão também é uma tendência para 2022. Afinal, as escolhas no ambiente empresarial precisam ser embasadas em dados devidamente filtrados e que tenham impacto nas estratégias.

Sendo assim, ter uma abordagem prática que seja capaz de interligar a tecnologia à geração dessas informações é fundamental. Nesse sentido, é interessante construir modelos analíticos projetados para auxiliá-lo na tomada de decisão.

 

7. Engenharia de Inteligência Artificial

A engenharia de Inteligência Artificial estará presente em todos os lugares. Um levantamento publicado pela International Data Corporation (IDC) mostrou que ¼ das empresas terá ao menos um projeto de software utilizando essa tecnologia ou outra como Machine Learning e Deep Learning até o ano de 2023.

Nesse sentido, essa engenharia combinada com uma governança de Inteligência Artificial operacionalizará a entrega, garantindo a continuidade de agregação de valor no negócio.

 

8. Sistemas autônomos

Outra tendência para 2022 são os chamados sistemas autônomos ou autogerenciados. São softwares capazes de se automodificar com seus próprios algoritmos. Graças ao seu ambiente dinâmico e autônomo, o programa não necessita de intervenção externa para ser atualizado e otimizado.

Desse modo, a longo prazo, esses recursos serão comumente utilizados em espaços inteligentes que são capazes de se adaptar a novas realidades e exigências.

 

9. Aplicativos combináveis

Por fim, temos os aplicativos combináveis. Resumidamente, são sistemas desenvolvidos a partir de componentes modulares. Dessa forma, eles podem ser facilmente integrados a outros softwares, podendo ser utilizados na gestão integrada de negócios.

Além disso, eles adotam a facilidade de uso e a reutilização de códigos, o que acelera a implementação de novos recursos e soluções em até 80%, gerando valor corporativo em tempos de concorrência acirrada.

Podemos concluir que é fundamental ficar atento a todas essas tendências tecnológicas. Continue contando com a parceria da Amcham para se antecipar quanto a aplicação específica das tendências em cada segmento. Nós produzimos uma série de conteúdos que objetivam auxiliar empresas em processos de transformação digital e inovação. Para você que está iniciando nessa jornada, promoveremos, entre 25/01/2022 e 01/02/2022, um workshow sobre conceitos básicos e tendências em jornadas de inovação. Para saber mais, clique aqui