Descubra como usar o marketing digital para aproximar os clientes da sua marca

publicado 27/08/2021 14h49, última modificação 27/08/2021 14h49
Criar conteúdo relevante, ter atendimento humanizado aliado à tecnologia e tomar decisões baseadas em dados são algumas das dicas de especialistas que participaram do Amcham Talks
Descubra como usar o marketing digital para aproximar os clientes da sua marca

Todo mundo sabe que as empresas precisam usar o marketing digital para se destacar no mercado. No entanto,  para ter uma estratégia de sucesso, é preciso considerar que existem diferentes formas e frentes de atuar com o marketing digital, que vão da comunicação até o customer experience. O segredo é saber aliar criatividade, tecnologia e capital humano. 

Essas dicas e aprendizados sobre como usar estratégias de marketing digital apareceram na boca dos especialistas que participaram do Amcham Talks, nosso festival de inovação, no dia 25/08. Separamos os principais destaques e aprendizados para ajudar você a usar o marketing digital para aproximar clientes da sua marca: 

 

FIZ COLETA DE DADOS, E DAÍ? 

Já é de conhecimento comum que os dados surgiram para ajudar na tomada de decisão. Isso porque eles entregam tudo sobre o seu cliente. Entretanto, é preciso saber usá-los. “O dado é importante, mas a customização e a forma como você entrega esse dado é o que os clientes estão buscando”, menciona Devanil Rueda, Technology and Innovation Manager da Embratel.  

Sendo assim, entende-se que as informações coletadas são apenas um meio, e não necessariamente um fim. "O cliente quer ser único, quer saber que a marca o conhece. É essa experiência que ele está buscando", acrescenta o executivo, que participou do painel “Customer Experience - Transformando os meios de relacionamento com o cliente”, também no dia 25/08 do Amcham Talks

 

TECNOLOGIA SIM, MAS SEM DESUMANIZAR 

Melhorar o relacionamento com o cliente é resultado da adoção de estratégias de marketing digital. E, para isso, a tecnologia pode ser uma facilitadora. No caso do atendimento, por exemplo, utilizar chatbots tem sido uma prática tão normal como andar para frente.  

É prático e útil utilizar tecnologia para automação da comunicação, por exemplo. Ainda assim, existe uma linha tênue entre ajudar ou atrapalhar seu negócio ao digitalizar algumas tarefas. Mais uma vez, tudo vai depender da execução.  

“Há importância do tecnológico, mas também da humanização. Todo mundo quer agilidade no atendimento, mas também quer ser compreendido por um humano”, lembra Daniel Feche, Corporate Head of Digital Solutions na Embratel. O executivo, que dividiu o palco virtual com Devanil, lembra que não há problema em ter chatbots, desde que, caso o cliente necessite, exista também uma pessoa para atendê-lo.  

 

EU TENHO O QUE VOCÊ PRECISA 

Criar conteúdo não é nada simples: não pode ser qualquer conteúdo, precisa ser algo útil e que o cliente esteja realmente querendo consumir. Caso contrário, seus esforços terão sido em vão. “Conteúdos reais, não apenas aqueles bem produzidos, precisam trazer exemplos reais e práticos para as pessoas conseguirem utilizar o aprendizado no dia a dia delas”, menciona Luiz.  

Além disso, alimentar determinada plataforma de mídia apenas com propagandas não é uma boa estratégia. É preciso deixar de ser apenas um produto para ser um parceiro do seu cliente. “Criar sempre o mesmo conteúdo ensinando o seu consumidor a usar seu produto não vai funcionar”, pontua o executivo.  

Histórias reais também conectam muito mais do que grandes campanhas publicitárias. “A comunicação vem sendo pensada muito além das grandes campanhas hoje em dia, que são um tiro caro e duram pouco tempo”, afirma Tayara Simões, CRO da NZN, que palestrou junto com Luiz.  

Por fim, vale lembrar que criar conexão por meio de conteúdo relevante, inspiracional, útil e com pessoas reais traz muito mais resultado, mas de longo prazo. “Estratégia de conteúdo nunca é de curto prazo: a geração de valor de fato é uma conexão mais profunda e duradoura e leva mais tempo para ser construída”, esclarece Tayara.  

 

MARKETING DIGITAL E MUITO MAIS 

Que o marketing digital é uma estratégia inovadora para criar uma conexão com o público já entendemos, mas existe muito mais no mundo da inovação a ser explorado. Por isso, o nosso Amcham Talks esse ano teve como tema a cultura maker, que é um movimento que incentiva a proatividade e celebra a capacidade humana de ter e desenvolver ideias com as próprias mãos.

Tivemos dois dias inteiros de palestras e conteúdos sobre inovação nas organizações. E, se você gostou do tema, mas perdeu o evento, não tem problema: temos tudo gravado e disponível em nossa página oficial do evento. Aproveite e assista também o nosso vídeo explicando mais detalhes da cultura maker clicando aqui.