Pólo de TI é elemento estratégico no desenvolvimento de PE, diz secretária estadual

publicado 28/09/2015 10h29, última modificação 28/09/2015 10h29
Recife - Secretaria de Ciência e Tecnologia de PE falou da importância estratégica do setor no comitê estratégico da Amcham
lucia-melo-8710.html

“A presença de um polo de TI consolidado, com a presença do C.E.S.A.R, do Porto Digital e do CIn (Centro de Informática da UFPE), foi fundamental para a vinda da fábrica da JEEP para Pernambuco.” A frase da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo, resume bem o espírito de sua apresentação no comitê estratégico de TI da Amcham Recife, no último dia 22/9, no Amcham Business Center, no Pina.  Ela defendeu a importância do setor de TI do estado como um elemento estratégico para a economia pernambucana.

“Esperamos fazer de Pernambuco um Hub de engenharia automotiva e tecnologias associadas. A chegada da fábrica da JEEP e sua manufatura 4.0 se destaca nesse sentido”, expõe Lúcia.  A secretaria afirmou que o futuro da economia está diretamente relacionada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e que por isso Pernambuco procura estar preparado, investindo em infraestrutura e em formação de mão-de-obra.

Nesse contexto, ela citou a importância dos investimentos para garantir um acesso universal à banda larga de qualidade. Falou também da necessidade da manutenção das bolsas para pesquisas e da integração entre empresas e universidades. “Não podemos esquecer também que é imperativo levar qualificação e tecnologia para o interior do estado. Há campus bastante consolidados em Caruaru e Petrolina e queremos continuar ainda mais a interiorização.”  

registrado em: