Pandemia mostrou que cyber segurança não pode ser negligenciada na adequação à LGPD

publicado 17/09/2020 15h25, última modificação 17/09/2020 15h25
Brasil – Ainda que empresas se adaptem na questão regulatória, é preciso se prevenir de ataques externos, que cresceram 330% no país durante a quarentena
Organizações precisam redobrar reforçar a proteção técnica de dados para evitar descumprimento da lei.jpg

Organizações precisam redobrar reforçar a proteção técnica de dados para evitar descumprimento da lei

Segundo o Fórum Econômico Mundial, cyber ataques e fraudes já estão no terceiro lugar no mapeamento de riscos da covid-19 para as organizações, atrás apenas da recessão prolongada e de uma onda de falência de empresas de pequeno porte. Desta forma, as empresas precisam reforçar a proteção técnica de dados para evitarem descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

“A questão da proteção dos dados é fundamental quando falamos em cumprimento da lei. Claro que o tema regulatório e legal é crucial, mas as medidas técnicas de proteção são também fundamentais”, reitera Yanis Stoyannis, Gerente de Consultoria e Inovação de Cyber Security da Embratel. O executivo esteve presente em nosso webinar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, no dia 15/09. Vanessa Lopes Butalla, DPO da Serasa Experian, também participou do bate-papo mediado por Fabio Kujawski, Sócio do Mattos Filho Advogados. 

Segundo Yanis, as Leis de Proteção de Dados no mundo inteiro vêm exatamente para dar o direito de proteger o cidadão, dar maior controle e transparência, e evitar práticas abusivas por parte das organizações. Mas, quando se tratam de ataques externos e questões as quais as empresas não conseguem controlar 100%, é preciso redobrar a atenção, ainda mais em um momento de transformação tecnológica e digitalização.  

A Kaspersky aponta que os cyber ataques cresceram 330% no Brasil durante a quarentena. “Quando falamos de inovação, é preciso saber como balancear riscos com oportunidades” alerta o executivo da Embratel. Isso também porque a LGPD assegura a proteção contra o vazamento de informações pessoais. 

 

ALÉM DAS MULTAS

As consequências do não cumprimento da lei ultrapassam a multa, gerando impacto à reputação das companhias, lucro cessante, desvalorização da empresa, perda de negócios e até custos não previstos. Pesquisas recentes demonstram que 85% dos consumidores não farão negócios com instituições que não adotarem melhores práticas de segurança e proteção de dados. “É importante as empresas terem uma abertura para começarem a receber feedback, tanto de clientes, quanto de parceiros e de titulares, para que se construa junto uma boa adequação”, aconselha Vanessa.  

Entretanto, numa ótica otimista, a LGPD também pode gerar diferencial competitivo para as empresas. "Um projeto de adaptação à lei tem como abordagem inicial todos os pontos sobre as penalidades, mas, para muito além disso, mostrar os diferenciais competitivos é um olhar bastante importante”, explica Vanessa. Yanis concorda e lista as possíveis consequências positivas: disseminação de boas práticas no mercado, conhecimento melhor dos clientes e serviços, revisar e otimizar processos, elevar a cultura de segurança, reduzir custos de armazenamento de dados, revitalizar sistemas de TI e reduzir exposição à ataques cibernéticos

 

PROTEÇÃO TÉCNICA 

Sabendo dos desafios quando o assunto é LGPD e cybe rsegurança, elaboramos um e-book em parceria com a Embratel com tudo que a sua empresa precisa saber para se prevenir de crimes virtuais. A publicação reúne dados, dicas, informações sobre os ataques mais comuns e um guia dos principais programas de proteção de dados. Clique aqui e faça o download do material completo.  

 

O QUE SÃO OS WEBINÁRIOS? 

São transmissões ao vivo de bate-papos e entrevistas, exclusivos online, sobre diversos assuntos do mundo empresarial. Diante da atual situação com a COVID-19 no Brasil, transformamos os encontros presenciais em atividades digitais e webinários.  

PARA QUEM SÃO E COMO FUNCIONAM?

Os webinários especiais sobre a Covid-19 são públicos, totalmente gratuitos e podem ser acessados pelo link amcham.com.br/aovivo. Para se manter atualizado sobre nosso calendário e se inscrever rapidamente nos eventos, baixe o aplicativo o App Amcham, disponível na Apple Store ou no Google Play.