Atender às exigências de dados do negócio é dificuldade para PMEs em busca de financiamento

por andre_inohara — publicado 20/02/2013 18h03, última modificação 20/02/2013 18h03
Recife – Estruturar projeto de financiamento previamente ajuda no momento de procurar um banco.
sergio_ferreira195.jpg

Organizar os dados exigidos por bancos no momento da busca por financiamento é a principal dificuldade encontrada por pequenas e médias empresas (PMEs) interessadas em captar recursos, segundo Sérgio Ferreira, sócio da Guimarães Ferreira Consultores.

“A maior dificuldade que vejo nas pequenas e médias empresas atualmente é atender ao lado burocrático, porém essencial, do processo de financiamento. São informações básicas que as companhias sempre precisam ter compiladas”, afirma Ferreira, que participou do comitê de Economia e Finanças da Amcham-Recife na manhã desta quarta-feira (20/02).

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

O consultor destaca que todos os aspectos administrativos da empresa são considerados pelo banco na análise dos financiamentos. Dados básicos do negócio referentes a mão de obra, contabilidade, diferentes licenças e alvarás de funcionamento, por exemplo, serão analisados. “Por isso, organização é fundamental”, disse Ferreira.

Tendo isso em mente, um dos principais passos para obtenção do financiamento é preparação para o momento de contato com o banco. “A chave para um bom projeto é ter sua ideia bem estruturada, mostrando o que será feito, por que e como”, recomenda Ferreira.

Além disso, demonstrar como o financiamento se encaixará no planejamento estratégico conta a favor da empresa, destaca.

Oferta de financiamentos

Ferreira avalia como ampla a oferta de financiamentos de projetos para empresas no Nordeste. Durante sua palestra na Amcham, salientou algumas opções oferecidas pelo BNDES e deu relevo à atuação do Banco do Nordeste (BNB) no fomento de empresas de micro, pequeno e médio portes na região.

“O BNB é exclusivo para a região e está aumentando a quantidade de agências, ampliando sua atuação”, comentou.

 

registrado em: