"Café com Presidente" da Amcham Recife recebeu o CEO da Solar Coca-Cola

publicado 15/05/2015 10h22, última modificação 15/05/2015 10h22
Recife - Gestão de fusão de companhias foi o tema abordado por Marcelo Izzo em encontro com a presença de cerca de 90 executivos pernambucanos no dia 14/5
marcelo-izzo-9034.html

A Amcham Recife realizou, na última quinta-feira (14/5),  a quarta edição do “Café com Presidente”, que contou com o CEO Marcelo Izzo, do Solar Br Coca-Cola, segunda maior distribuidora Coca-Cola no Brasil. Numa palestra energizada e dinâmica, o executivo discursou sobre o processo de fusão entre as distribuidoras Norsa, Renosa e Guararapes, que originou o grupo do qual é CEO.  Cerca de 90 pessoas compareceram ao evento.

Ao longo de cerca de duas horas, Izzo falou sobre os desafios de administrar uma companhia fruto da junção de três culturas organizacionais totalmente distintas. De forma bem-humorada, ela comparou fusões corporativas a casamentos. “Deixar de morar só para passar a viver com uma pessoa implica uma série de desafios. Agora imagine ser casado com duas mulheres. Essa é a dificuldade de gerir três empresas que se fundiram.”

O executivo destacou que para conduzir com sucesso empresas que são fruto de fusão é fundamental que se faça um planejamento estratégico de modo a adaptar da melhor forma a estrutura já existente em cada companhia para adaptá-la às conquistas dos objetivos e metas traçadas.  “É preciso identificar os pontos fortes de cada companhia incorporada para incoporá-los da melhor maneira possível ao plano estratégico.”

No final da palestra, Izzo ainda respondeu a diversas perguntas feitas pelo auditório lotado e comentou sobre temas variados. Quando indagado sobre o atual momento de crise, por exemplo, ele se mostrou confiante e comentou que, graças a um planejamento começado pelo Solar Coca-Cola desde 2013, o grupo conseguiu prever e se preparar para o momento atual. De acordo com ele, os números da companhia no primeiro trimestre deste ano estão todos positivos.

O público saiu satisfeito do local. O associado Rodrigo Dubeux, diretor de logística e TIC da Acripel, aprovou principalmente o enfoque dado por Izzo quanto à produtividade. “Nossa empresa também tem planos de expansão para os próximos anos. Ter contato com o exemplo de uma companhia do porte da Solar Coca-Cola é bastante proveitoso.” Já o associado Gustavo Molina, diretor de marketing da Arena Pernambuco, achou conveniente a análise do contexto macroeconômico feito pelo CEO: “Saber o posicionamento de empresas como a Solar diante do contexto atual é bastante útil para analisarmos o cenário da economia nacional.”

Sobre a Solar Coca-Cola

São 13 fábricas e 34 Centros de Distribuição, atuando nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso, parte de Tocantins e de Goiás. 

Acompanhe a agenda de atividades, comitês e eventos da Amcham-Recife: www.amcham.com.br/acontece 

registrado em: