Consultor dá dicas para tornar comunicação comportamental eficiente

publicado 01/09/2014 10h49, última modificação 01/09/2014 10h49
São Paulo – Gino Cammarota, da PS Comunicação Profissional, defende importância do auto-desenvolvimento
consultor-foto01.jpg-4192.html

O consultor Gino Cammarota, sócio da PS Comunicação Profissional, considera que saber se comunicar adequadamente é decisivo na carreira de um profissional. “Pessoas são contratadas, promovidas ou demitidas de acordo com seu comportamento. Ele exerce influência maior que a competência, que é o conhecimento e habilidade técnica”, disse, durante o Café de Relacionamento da Amcham – São Paulo para novos associados, realizado na quinta-feira (28/8).

A causa de um profissional de vendas não atingir suas metas pode estar na falta de habilidade de escutar o cliente com atenção, exemplifica o consultor. “Todos sabemos que o cliente quer ver suas necessidades conhecidas, ou seja, que alguém o escute”.

Segundo Cammarota, o aperfeiçoamento de uma comunicação eficaz depende mais do profissional do que da empresa. Uma atitude receptiva é a melhor forma de desenvolver habilidades interpessoais que ajudarão o profissional a se destacar no trabalho. A seguir, veja algumas dicas que o consultor considera importantes:

Autoconhecimento – um profissional que conhece exatamente o que o motiva – reconhecimento, salário ou carreira – sabe onde quer chegar e, portanto, se sente motivado. “Temos determinadas reações em um diálogo no trabalho, com base em nossa própria motivação e interesses legítimos”, de acordo com o consultor.

Especialização – para atingir os objetivos, é preciso estar preparado. “O profissional tem que se especializar, se atualizar sempre, estar atento.”

Networking – construir reputação no mercado de trabalho pode ser facilitado com bons relacionamentos profissionais. “Não basta ter mil conexões no LinkedIn, tem que cultivá-las. Isso vale para as redes sociais e pessoas que vamos conhecendo e mantendo bom relacionamento.”

Atitudes – desenvolver habilidades interpessoais chave para o sucesso profissional está ao alcance de todos, mesmo entre os que são cronicamente resistentes. “A essência permanece, mas se ela é uma pessoa sem paciência ou tímida, pode ajustar seu comportamento para lidar melhor com situações sociais.”

registrado em: