Dar conta de pesada tributação e ao mesmo tempo investir para crescer é desafio para MPEs

por giovanna publicado 24/03/2011 15h02, última modificação 24/03/2011 15h02
Porto Alegre – Unir companhias desse porte para trocar produtos e serviços é caminho para vencer dificuldades, indica empresário.
conta_materia.jpg

O maior desafio para as micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil é dar conta do pagamento dos pesados tributos e, simultaneamente, continuar investindo em crescimento e arcando com custos relativos a funcionários, equipamentos e tecnologia, entre outros. Nesse cenário, é preciso ser criativo para manter-se no mercado, diz Leandro Reis, diretor de arte da Rio Sul Comunicação.

 

“Uma forma de driblar esse entrave é unir as MPEs para que possam trocar produtos e serviços entre elas. No meu caso, oferto produtos impressos gráficos, como cartões e pastas, uma necessidade de qualquer escritório. Se estiver em um ambiente propício, posso realizar bons negócios, assim como outras companhias podem se beneficiar, seja ofertando ou comprando”, indicou Reis, durante o evento Business Opportunities da Amcham-Porto Alegre nesta quinta-feira (24/03).

 

Comprar e vender bem é justamente o maior desejo do pequeno empresário, segundo Marcelo Godoy, diretor da Destaque Research e conselheiro do Business Opportunities. Para ele, as vantagens de ofertas apresentadas no encontro da Amcham podem ajudar a aumentar a competitividade das MPEs. “Estou confiante que, à medida que os associados aderirem ao grupo, as ofertas serão mais vantajosas e com grande diferencial em relação ao que é encontrado no mercado”, afirmou Godoy.

Business Opportunities

 

O grupo de Business Opportunities da Amcham-Porto Alegre contempla encontros periódicos entre gestores de companhias de até 49 colaboradores associadas à entidade. Em cada reunião, parte deles apresenta descontos, promoções e características de seus produtos e serviços em um ambiente propício ao networking e ao efetivo fechamento de parcerias.

 

Empresas que não sejam associadas à Amcham, apesar de não poderem integrar o projeto, podem apresentar propostas de negócios aos participantes, desde que sejam exclusivas para a ocasião e tenham sido aprovadas pelo conselho do grupo.


O Business Opportunities agora integra o programa Business in Growth (BIG), da Amcham-Brasil, voltado a atender as necessidades específicas de pequenas e médias empresas com grande potencial de crescimento, oferecendo a esse público uma série de iniciativas, entre as quais comitês, workshops, seminários, cafés de relacionamento e rodadas de negócios.

 

Nesta edição, a terceira do Business Opportunities, foram apresentadas propostas da rede de hotéis Intercity, da Monge Web Design e da gráfica Vallup, serviço da Rio Sul Comunicação.


Leia mais sobre MPEs:

Legislação avança, mas problemas estruturais das micro e pequenas empresas permanecem

 

registrado em: