Pesquisa da Amcham mostra que executivos pernambucanos apostam em alto crescimento de TI no Estado em 2012

por marcel_gugoni — publicado 05/04/2012 09h55, última modificação 05/04/2012 09h55
Recife - Para quase 90% dos consultados, desenvolvimento econômico regional e chegada de novos empreendimentos são forte estímulo.

O desenvolvimento da economia pernambucana e a chegada de novos empreendimentos vêm impactando fortemente as atividades do setor de Tecnologia da Informação (TI) no Estado. Pesquisa da Amcham com executivos e empresários da cadeia aponta que 89% deles já sentem esses efeitos sobre seus negócios. 

Veja também: Falta de mão de obra qualificada é o principal entrave no mercado de TI em Pernambuco 

A conjuntura favorável dá base a uma perspectiva extremamente positiva para o segmento neste ano. Praticamente a totalidade dos consultados pela Amcham (98%) aposta em expansão do polo de TI em Pernambuco em 2012, sendo que 76% falam em “crescimento amplo”.  

Ao olhar para suas próprias empresas, a maioria dos executivos de TI entrevistados (76%) revela apostar em evolução bem acima da projetada para o PIB pernambucano neste ano, na casa dos 6%. Uma fatia de 20% fala em avanço nos negócios de suas companhias acima de 50% sobre 2011. 

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Apesar do contexto otimista, os executivos percebem pontos de atenção que ainda precisam ser enfrentados para garantir o crescimento do setor de TI em Pernambuco a longo prazo. Eles destacam: gargalos tributários, de infraestrutura e mão de obra, que comprometem a competitividade (49%); pouco diálogo entre universidades, entidades fomentadoras do setor e empresas (49%); pouca aproximação do polo local com os grandes empreendimentos (38%); dificuldade de acesso a fontes de recursos para investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação (33%); e falta de incentivos públicos (29%). 

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

A sondagem foi aplicada em 22/03 durante reunião do comitê de Tecnologia da Informação & Comunicação (TIC) da Amcham-Recife. Responderam à pesquisa 45 executivos.

registrado em: