Presidentes da Quality, Bom Sabor e Bombay compartilham cases no V Encontro de Empreendedores

publicado 04/12/2013 17h27, última modificação 04/12/2013 17h27
São Paulo – Em bate-papo, participantes falaram sobre a importância da capacitação, os desafios da sucessão e as oportunidades do mercado
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A Amcham-São Paulo realizou hoje (04/12) o V Encontro de Empreendedores, reunindo Anderson Moreira, presidente da Quality Logística; Mário Appel, presidente da Bom Sabor; e Nelusko Linguanotto Neto, fundador da Bombay Food Service.

No bate-papo, mediado por Marcelo Nakagawa, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, os participantes compartilharam os cases de suas empresas e abordaram as oportunidades e os desafios que encontraram ao longo de suas trajetórias.

Chave para o sucesso

Uma das dicas dadas pelos empresários foi investir na capacitação dos colaboradores. Moreira conta que, quando a Quality começou a apresentar um crescimento significativo, deparou-se com a necessidade de oferecer treinamentos aos profissionais da empresa, potencializando a qualidade do atendimento. “Essa medida garantiu o nosso desenvolvimento contínuo”, diz. “De 2012 para cá, por exemplo, tivemos um crescimento de 90%.”

Para Appel, que assumiu a Bom Sabor aos 33 anos, um dos fatores que garantiram o sucesso do negócio da família foi a parceria com o irmão e sócio. Os dois começaram a trabalhar na empresa quando ainda eram jovens, e a mãe – que foi responsável pela Bom Sabor até 2009 – os preparou desde cedo para assumirem a presidência. “Sempre nos demos bem, e nossa mãe sempre nos ajudou com isso. Quando tínhamos 20 e 23, ela nos colocou num curso de sucessão, que nos auxiliou a fazer nosso acordo de acionistas”, relembra.

Já Linguanotto aconselha atenção para as oportunidades do mercado. A entrada no sistema de franquias permitiu a expansão da Bombay para cinco Estados brasileiros. A empresa investiu no treinamento dos colaboradores e franqueados, de maneira que todos pudessem explicar aos clientes as origens e possíveis usos de cada produto. “Não é um balcão de vendas, e sim de informações”, afirma.

Características de um bom empreendedor

De acordo com Moreira, um bom empreendedor precisa fazer planejamentos antes de agir e ter coragem para assumir riscos. “No início, tinha muito receio de tomar decisões, e percebi que precisava ter mais confiança em mim mesmo. O segredo é se arriscar de maneira planejada”, conta.

Além disso, ele ressalta a importância de procurar entender todos os processos da empresa. “Ao abrir um negócio, é fundamental buscar conhecimento sobre todas as áreas.”

Para Linguanotto, outro ponto importante é saber identificar seus pontos fortes e fracos. “Precisamos ter a humildade de reconhecer nossas fraquezas para poder superá-las”, diz.

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