Uma boa avaliação de desempenho aumenta produtividade e reduz demissões

publicado 28/10/2014 16h09, última modificação 28/10/2014 16h09
São Paulo – Medir realizações com base em critérios objetivos e imparciais ajuda a desenvolver competências
veronica-rodrigues-2484.html

Quando se fala em avaliação de desempenho, um bom feedback evita demissões desnecessárias e aumenta a produtividade dos colaboradores. Essas são as principais virtudes de um feedback bem aplicado, aponta Verônica Rodrigues, coach executiva e CEO da VR Consulting.

“Um feedback genuíno é aquele que trata dos pontos fortes e realizações dos colaboradores com dados e situações concretas. Estamos falando de resultados alcançados de acordo com o combinado ou esperado”, disse, durante o Café de Relacionamento de novos sócios da Amcham – São Paulo, na terça-feira (26/10).

De acordo com Verônica, estímulos positivos funcionam melhor na hora de conversar com os avaliados. “Assim as pessoas entendem melhor onde acertaram e em que precisam melhorar, e não ficam com a sensação de dever não realizado. Sem críticas destrutivas, a tendência é elas melhorarem cada vez mais.”

Um bom feedback não leva em conta apenas metas numéricas, mas aptidões comportamentais. “Não se trata apenas de avaliar a competência técnica, mas também fatores interpessoais que incluem o bom relacionamento com colegas e clientes, concretização de negócios e formação de equipes”, exemplifica.

Mostrar imparcialidade na avaliação também é uma forma de manter os melhores colaboradores na empresa. “Melhora o clima organizacional, porque todos se sentem mais estimulados a se desenvolver.”

registrado em: