Secretariado Executivo: o que o mercado espera da área?

publicado 01/04/2020 15h15, última modificação 06/04/2020 18h58
São Paulo - Reaprender é uma das características mais esperadas de profissionais do secretariado
Com a entrada da tecnologia, o mercado busca profissionais capazes de resolver problemas e gerir pessoas, com pensamento crítico, inteligência emocional e criatividade.jpg

Com a entrada da tecnologia, o mercado busca profissionais capazes de resolver problemas e gerir pessoas, com pensamento crítico, inteligência emocional e criatividade

Acompanhando tendências do mercado, a área de Secretariado Executivo também mudou. Atributos técnicos ainda são encarados como um fator imprescindível na profissão, mas agora são as características comportamentais que ditam as regras da profissão. Com a entrada da tecnologia, o mercado busca profissionais capazes de resolver problemas e gerir pessoas, com pensamento crítico, inteligência emocional e criatividade. 

A tecnologia não é empática, mas não será ela a responsável pelo fim do secretariado. “Ela não acolhe e não escuta todo o propósito que o secretariado tem – de ajudar, facilitar e organizar com empatia. Tudo isso a tecnologia não faz e não fará a médio e curto prazo”, avalia Juliana França, Gerente da Page Personnel durante o Webcomitê 'Liderança e desenvolvimento de equipe no futuro da profissão', realizado em 31/03. Além da especialista, também estiveram presentes Ellen Alves Camargo, Coordenadora de Suporte Executivo da B3, e Tatiana Botaro, Coordenadora da Assessoria Executiva do Grupo Fleury.

Apesar do baixo risco que a tecnologia representa para a profissão, a facilidade de lidar com ela é primordial. “É preciso estar antenada ao que temos de tendência e com a tecnologia. Por mais que uma empresa tenha um suporte de TI, a secretária precisa saber o mínimo para resolver um eventual problema”, afirma a Coordenadora de Suporte Executivo da B3. Além disso, ferramentas online são essenciais para dinamizar o dia a dia e economizar tempo.  

 

LIDERANÇA DE SECRETÁRIAS: UM NOVO NICHO DE MERCADO 

Frente as mudanças na área, a liderança de times de secretariado é apontada como uma das tendências mais promissoras. De acordo com Ellen Alves Camargo, gerir secretárias é algo muito particular e essa posição precisa ser ocupada por profissionais com experiência na profissão. “Por eu ter sentado já naquela cadeira, sinto que contribuo muito mais com o meu time. É preciso saber trocar e estar próximo do time”, conta. 

Liderança por inspiração nunca sai de moda. “Uma secretária sendo líder é uma liderança muito por inspiração, o que torna o desenvolvimento do time mais leve e tranquilo”, diz Juliana França. Para ela, ter uma comunicação constante com a equipe e estar aberto para receber feedbacks são essenciais para fazer uma boa gestão de pessoas.

 

O QUE O MERCADO PROCURA? 

Jogo de cintura é uma das principais características quando falamos de secretariado. “Os executivos precisam de alguém para resolver eventuais problemas, mantendo sempre a classe e o bom humor”, revela França. De acordo com a especialista, as empresas também procuram profissionais que vistam a camisa da empresa e tenham espírito de dono. 

“A rotina de uma secretária é estressante, por isso que a inteligência emocional é um ponto muito importante para conseguir lidar com a agilidade do dia a dia. Saber separar a vida pessoal do profissional e lidar bem com situações de conflito são características básicas”, diz a Gerente da Page Personnel. Organização, proatividade, senso de urgência e descrição com informações confidenciais também são questões observadas pelo mercado na hora de contratar. 

 

O QUE SÃO OS COMITÊS ABERTOS?

São encontros e periódicos entre executivos de diversos segmentos voltados para atualização, benchmark e networking. Os Comitês Abertos também são exclusivos para os nossos sócios. 

PARA QUEM SÃO?

São para todos(as) os(as) associados sem limites de participantes, sendo encontros gratuitos.

COMO FUNCIONAM?

Temos cerca de 110 comitês em atividade, produzindo conteúdos presenciais* de diversos temas divididos em várias frentes de atuação, com palestras, painéis de discussão e dinâmicas com speakers especializados no tema.

 

*Durante a pandemia do covid-19, nossos comitês estão sendo transmitidos online aos nossos associados. Siga nosso calendário para ver datas e realizar sua inscrição