Ações de sustentabilidade em pontos de venda dão Prêmio ECO 2012 à BDF Nivea

por marcel_gugoni — publicado 21/11/2012 09h34, última modificação 21/11/2012 09h34
São Paulo – Fabricante de produtos de higiene pessoal reutiliza material de divulgação e publicidade, diminuindo descartes de resíduos
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Ações buscando sustentabilidade em gôndolas, displays, cartazes, faixas, folhetos, adesivos, kits promocionais e outros itens de divulgação, publicidade e propaganda deram à fabricante de produtos de higiene BDF Nivea um dos troféus do Prêmio ECO 2012 na categoria Sustentabilidade em Processos da modalidade Práticas de Sustentabilidade, entre empresas de grande porte.

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O projeto vencedor aplicou conceitos de sustentabilidade aos materiais de ponto de venda. Segundo a BDF Nivea, que produz hidratantes, cremes, desodorantes, sabonetes, entre outros itens, caracterizando-se como uma empresa de bens de consumo, os materiais de ponto de venda têm grande relevância para o negócio porque envolvem a principal forma de contato do consumidor com a marca.

A iniciativa faz parte de uma ação batizada de “Nós Cuidamos”, que visa a atingir, entre outras metas, uma redução à metade do impacto ambiental dos produtos vendidos, por meio de um conjunto de medidas que engloba também a fase de produção. 

No que toca aos pontos de venda, contribui para o atingimento da meta o fato de que os displays e pontas de gôndolas são feitos 100% com plástico PET reciclado.

Para Mônica Longo, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade da BDF Nivea, o desafio de aplicar o projeto sem alterar os preços foi liderado pelas áreas de Relações com Fornecedores e de Compras. “O desafio foi conseguir preços competitivos junto aos fornecedores. De uma forma geral, o projeto de sustentabilidade no ponto de venda não implicou em aumento de custos”, diz ela.

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A cerimônia de entrega do Prêmio ECO será em 11/12, no Business Center da Amcham-São Paulo.

Metodologia

Iniciado em 2010, o projeto Sustentabilidade no Ponto de Venda da BDF Nivea uniu a área de Sustentabilidade com as de Compras Corporativas e Marketing de Varejo para levar as medidas adiante. A produção, a distribuição e o descarte foram os aspectos com maior enfoque da metodologia 3R – reduzir, reutilizar e reciclar.

A empresa definiu aplicar medidas como reduzir o peso dos materiais, assegurando a durabilidade; eliminar o uso de PVC; evitar o uso de isopor e acrílico; empregar material certificado FSC (Forest Stewardship Council – Conselho Brasileiro de Manejo Florestal) no caso de itens de origem florestal (papel, papelão, papel cartão etc.); utilizar materiais recicláveis e reciclados em mais etapas da produção; e adotar tintas sem solvente (que são à base água ou soja).

Como próximos passos, a companhia reconhece que é preciso ainda fazer um trabalho mais próximo do cliente porque, atualmente, cerca de 90% dos materiais são descartados pelos próprios consumidores. Até 2013, a empresa planeja estender a utilização dos materiais e melhorar sua destinação final (como doações para cooperativas locais de catadores).

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“Atualmente, mais de 98% do total de materiais de ponto de venda contam com pelo menos um diferencial de sustentabilidade”, reforça a executiva.

Um reconhecimento como o Prêmio ECO mostra, para a empresa, que há retorno em investir em ações de sustentabilidade. “Estamos muito honrados em receber um prêmio tão importante como este. Para nós, a conquista do Prêmio ECO significa o reconhecimento do trabalho de uma equipe dedicada que busca as melhores alternativas para atender os clientes e ainda desenvolver ações que contribuem para a preservação do meio ambiente.”

O Prêmio ECO

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil. Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.117 empresas brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.630 projetos.

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