AES: revitalização e reuso de materiais da rede elétrica

publicado 09/12/2016 11h48, última modificação 09/12/2016 11h48
Empresa evita descarte e aumenta ciclo de vida de ferragens, isoladores e postes
aes-4456.html

Muitos materiais perdem rapidamente a qualidade e funcionalidade em uma rede elétrica, principalmente as ferragens, os isoladores e os postes. Através da revitalização e reutilização desses materiais, a AES Eletropaulo conseguiu diminuir seu impacto ambiental e economizar recursos. A iniciativa da empresa foi reconhecida e ganhou o prêmio Eco na categoria Produtos - Empresas de Porte Grande.

A AES Eletropaulo vende o material que foi descartado para um fornecedor especializado em reciclagem, que faz a triagem dos produtos para identificar quais podem ser reaproveitados e revitalizados. Após essa etapa, a empresa revitaliza os materiais e revende para a AES, que usa essas peças novamente e prolonga o ciclo de vida dessas peças.

Desde o início do projeto, em 2013, foram revitalizados mais de nove mil isoladores e 37 mil ferragens, diminuindo os impactos negativos para o meio-ambiente como extração de matéria-prima, uso de água e energia e emissão de CO2 na atmosfera. Em agosto deste ano, a empresa usou o projeto também para revitalizar os postes de concreto. Os resultados, mesmo em pouco tempo, são significativos: a economia mensal de água atingiu 26,5 mil litros e evitou-se a emissão de 52 toneladas de CO2 na atmosfera.

Além disso, os custos de revitalização de materiais são mais vantajosos se comparados aos preços de novos produtos. Para a empresa, a economia gerada com a compra dos materiais revitalizados foi de mais de R$ 200 mil, uma redução de 47,96%.

registrado em: