Amcham lança Prêmio ECO em Brasília e Belo Horizonte e busca maior participação de empresas nas unidades regionais

por marcel_gugoni — publicado 13/08/2012 17h42, última modificação 13/08/2012 17h42
São Paulo – Boas práticas de sustentabilidade independem do tamanho das companhias. Inscrições vão até 28/08 e devem ser feitas pela internet

Pequenas e médias empresas foram ganharam destaque nos lançamentos do Prêmio ECO da Amcham em Belo Horizonte e Brasília, realizados nos dias 03/08 e 10/08, respectivamente. Os eventos comprovaram o potencial de ampliação da participação das companhias desse porte na premiação, que é o principal reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade no País.

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Daniela Aiach, diretora de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio ECO, diz que as práticas de sustentabilidade vistas nas grandes empresas servem de exemplo para pequenas e médias melhorarem seus processos e produtos. “É importante que as empresas de pequeno e médio portes também mostrem como estão caminhando para a sustentabilidade”, afirmou.

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Para Daniela, as regionais têm um papel importante de levar a premiação a locais além dos grandes centros e a companhias de características e tamanhos variados. “O Prêmio ECO não é só para grandes empresas, e de forma alguma está ligado ao valor investido nos projetos. Valem mais as boas ideias.”

Projetos replicáveis

O que se leva em conta em uma premiação como esta é o “quanto esse projeto pode ser replicável em outras regiões, de que forma a empresa está envolvida e acredita em suas ideias e a força que esses programas sustentáveis têm para sobreviver ao longo do tempo”, segundo a diretora da Amcham.

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Ela estimula as empresas de todo o País a participarem. “Buscamos em todo o Brasil o que há de mais moderno e inovador no tema para que possamos trazer inovações que as pessoas ainda não conhecem, práticas que são pouco divulgadas e outros projetos exemplares de sustentabilidade.”

As inscrições ficam abertas até 28/08. Em 2012, o Prêmio ECO completa três décadas de existência ampliando também o número de projetos vencedores: em cada categoria, agora serão cinco condecorados, sendo três de grandes empresas e dois de pequenas e médias.

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As inscrições são feitas exclusivamente via internet, no site do Prêmio ECO (www.premioeco.com.br), onde a empresa deve preencher um formulário dividido por modalidade e categoria, indicando também seu porte. Cada projeto inscrito deverá trazer a descrição dos fatos e ações que o caracterizam.

Divulgação e aprendizado

Tarcila Reis Ursini, especialista em Sustentabilidade Corporativa, professora de Sustentabilidade e consultora do Prêmio ECO, avalia que “a sustentabilidade é uma nova forma de fazer negócio”. Para ela, “as empresas começam a entender a extrema importância da gestão [voltada às práticas que respeitam o meio ambiente] e que isso precisa ser perene, perpetuando-se ao longo do tempo”.

A consultora ressaltou a força que tem o Prêmio ECO, que neste ano chega ao seu 30º aniversário. “Nos lançamentos, tivemos empresas de pequeno e médio porte muito interessadas no prêmio, o que mostra que há uma vontade de se alinhar à temática. Vejo um mercado potencial enorme nas regionais para desenvolver e crescer.”

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Tarcila afirma que muitas empresas, quando começam a buscar informações sobre o tema, não sabem por onde começar. “Participar de uma premiação como o Prêmio ECO é uma oportunidade positiva de aprender o que há de vanguarda nesta temática e se organizar internamente para comunicar o que tem sido feito de forma clara à própria companhia e à sociedade.”

“As práticas exemplares precisam de divulgação. É uma experiência que necessita ser trocada com o mercado”, afirma ela. “Ao participar, a empresa passa a fazer parte de um banco de dados público com as melhores práticas de sustentabilidade do Brasil, sem falar na oportunidade de ganhar o prêmio e ter o case da empresa amplamente divulgado.”

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