Walmart quer envolver todos os seus fornecedores em cadeia sustentável

por marcel_gugoni — publicado 19/03/2012 11h27, última modificação 19/03/2012 11h27
São Paulo – Empresa foi vencedora de duas categorias do Prêmio Eco de 2011 e é exemplo para diversas companhias
felipe_walmart195.jpg

No Brasil a rede supermercadista Walmart, vencedora do Prêmio ECO em 2011 nas categorias Elis e Práticas de Sustentabilidade ligadas aos Processos – empresas de grande porte – tem servido de exemplo de práticas de sustentabilidade para a comunidade de negócios.

Veja também: Maior necessidade da economia verde é conscientizar os indivíduos, diz economista

Em 2009, convidou vinte de seus principais fornecedores para assumir um compromisso pela sustentabilidade, desenvolvendo produtos inovadores e com baixo impacto ambiental, que seriam comercializados nas lojas do grupo.

“Desafiamos os fornecedores que podiam trabalhar com o conceito de produtos concentrados a formar parcerias”, disse Felipe Zacari Antunes, gerente de sustentabilidade do Walmart.

“Estamos ampliando e estendendo os conceitos de sustentabilidade para nossa cadeia de mais de 7 mil fornecedores”, acrescenta.

Alguns dos parceiros criaram produtos concentrados, como o papel higiênico Neve Naturali da Kimberly-Clark (e vencedora do ECO na categoria Sustentabilidade em Produtos e/ou Serviços em 2011), e a Johnson & Johnson, que criou uma versão compacta do curativo Band-Aid.

“Em nenhum momento exigimos exclusividade. Mas pedimos para que algumas empresas fizessem o lançamento desses produtos em nossa rede”, revela Antunes.

Uma das questões chave para trabalhar com produtos de apelo ambiental é a sua viabilidade comercial tanto para o fabricante como o consumidor final.

“Esse desafio vem motivando outros a fazer o mesmo processo, porque envolve percepção de custo. Às vezes é preciso gastar com maquinário, mas mudar processos e matérias-primas requer esforços que não necessariamente trazem custo agregado”, destaca.

Veja também: Prêmio Eco comemora 30 anos e vai premiar três empresas grandes em 2012

O sucesso dos produtos com baixo impacto ambiental demonstrou que eles têm aceitação. “Tínhamos que quebrar um pouco os argumentos que começaram a surgir em nossas mesas de negociação, onde o fornecedor trazia um produto com valor superestimado porque tinha proposta ambiental diferente.”

Antunes cita o Band-Aid, cuja versão compacta é exportada para as Américas Latina e Central. “Mais de 90% desse curativo é produzido na fábrica da Johnson & Johnson em São José dos Campos.”

Leia mais notícias sobre o assunto:

Reformulado, Prêmio ECO reflete principais tendências do tema da sustentabilidade

Walmart vence Prêmio ECO 2011 na modalidade Elis

Avançada gestão de resíduos concede ao Walmart Prêmio ECO 2011

Kimberly-Clark vence Prêmio ECO 2011 na categoria Sustentabilidade em Produtos e/ou Serviços

Pesquisa da Amcham mostra que quase 60% das empresas já incorporam sustentabilidade de forma abrangente em suas atividades

Empresas devem ser mais ecoeficientes, éticas e socialmente responsáveis

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

registrado em: