C&A cria Jeans sustentável

publicado 09/12/2016 12h11, última modificação 09/12/2016 12h11
Cultivo de algodão sustentável diminuiu impactos ambientais gerados na confecção do tecido
c-a-3135.html

O jeans é um dos produtos com maior impacto ambiental no mundo da moda. O processo, desde o cultivo de algodão, tingimento dos fios e lavagens, gasta uma quantidade grande de água, produtos químicos e energia. Pensando nessas questões, a C&A, em março de 2016, lançou uma coleção de jeans sustentável - feito com algodão sustentável e confeccionado com menos água e energia. A iniciativa fez a empresa vencer o Prêmio Eco na categoria Produtos - Empresa de Grande Porte.

O algodão sustentável já era utilizado pela C&A desde 2014 na linha de produtos para bebês. Nesse processo, o cultivo do algodão é feito com uso mais eficiente da água, o que reduz o gasto. Há também redução do uso de fertilizantes, diminuindo o impacto ambiental do cultivo e melhorando a qualidade de vida dos agricultores já que, muitas vezes, esses produtos prejudicam a saúde daqueles que trabalham diretamente nas plantações. O fornecimento do tecido foi fruto da parceria com a tecelagem brasileira Cedro Têxtil, que produz o Denim Biofashion. Já nos processos de confecção e lavanderia, a C&A fez uma parceria com a Emphasis, que desenvolveu técnicas de lavagem mais eficientes.

Em todas as etapas do processo, a empresa conseguiu resultados positivos para o meio ambiente. Na fase do plantio, a economia de água chegou a 10%, além da redução de pesticidas (50%) e fertilizantes (26,5%). Nas etapas de tecelagem e lavanderia, houve redução significativa de água (92% e 30%, respectivamente) e de energia (30% e 15%, respectivamente). Todas as melhorias não tiveram custo adicional ao produto final e o jeans sustentável tem a mesma qualidade e durabilidade do que o comum.

A empresa foi a primeira de moda no Brasil a articular sua cadeia produtiva para desenvolver uma linha mais sustentável, e não pretende parar por aí. Até 2020, a C&A pretende oferecer 100% de seus produtos de algodão feitos com o algodão mais sustentável.

registrado em: