Skip to content. | Skip to navigation

Cases ESG que você precisa conhecer

publicado 12/08/2021 09h00, última modificação 28/07/2021 10h11
Conheça as estratégias ESG da Uber e da Natura
Cases ESG Natura Uber

Como se tornar uma empresa ESG? Ao longo de nossa jornada como parceiro de grandes empresas e responsável por fomentar discussões que contribuam efetivamente para os negócios, vimos alguns cases ESG que ajudaram organizações a atingirem grandes resultados.

Conheça os cases ESG da Uber e Natura:

 

CASE UBER

Como a organização reverteu uma série de escândalos, transformando sua cultura e se tornando uma empresa que luta contra o racismo?

Um jornalista chamado Mike Isaac, do The New York Times, escreveu um livro para expor as brigas da Uber com os sindicatos e motoristas de táxi, a cultura interna tóxica e as táticas que desenvolveu para superar obstáculos na busca pelo domínio. A publicação é baseada em centenas de entrevistas com funcionários atuais e ex-Uber, além de documentos inéditos.

A empresa conta que travou uma dura batalha e todos os funcionários estavam empenhados em reverter a situação, melhorar o ambiente e a forma como as coisas estavam sendo conduzidas. Nas suas primeiras 8 semanas, o CEO Dara Khosrowshahi implementou um mantra para os funcionários: "Nós fazemos o certo, ponto final."

Khosrowshahi também contratou Tony West, um advogado sênior do Departamento de Justiça. A missão era clara para todos: em 9 anos de história, a Uber levaria a sério os mecanismos de governança corporativa. A organização também revisitou toda a sua política de compliance, incluindo diversidade e inclusão, e reformulou seus 14 valores principais.

A ideia era refletir mais comportamentos positivos, eliminar redundâncias ou possíveis justificativas para comportamentos negativos. A Uber também se comprometeu a publicar um relatório que incluía dados sobre abusos sexuais em suas plataformas, de forma transparente.

Como parte do fomento à diversidade, a empresa lançou uma grande campanha antirracista. Algumas mensagens eram bem poderosas, como: "Se você é conivente com o  racismo, delete o Uber do seu celular", também impulsionados pelo caso George Floyd. Essa campanha também teve desdobramentos internos como tornar os produtos mais inclusivos e seu time mais diverso.

 

CASE NATURA

A empresa brasileira reforça que sustentabilidade não é apenas uma área, mas a essência da organização. Isso se reflete em estratégia e indicadores.

Dentre as crenças da Natura, a organização destaca: "A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável".

Dentro de sua jornada ESG, algumas datas realmente ganham destaque. Em 1986, a empresa lançou sua primeira campanha com foco em real beleza e em 2006 foram finalizados os testes em animais. Além disso, alguns pontos de destaque da Natura em ações são:

 

  • Visão 2050

Em 2014, foi estabelecido o desafio de causar impacto financeiro, social, cultural e ambiental positivo até 2050.

 

  • Empresa B

Também em 2014, foi a primeira empresa de capital aberto a se tornar uma Empresa B. A Natura foi recertificada em 2017 e 2020.

 

  • Índice Dow Jones de Sustentabilidade

Em 2020, a companhia foi classificada no DJSI pelo sétimo ano consecutivo.

 

  • UN Climate Neutral Now

Programa Natura Carbono Neutro foi reconhecido pela ONU na edição 2019 do prêmio Global Climate Action, na categoria Climate Neutral Now.

 

A empresa também detalha que se questiona frequentemente sobre o que um player do segmento de beleza pode fazer pelo mundo. Dentro do seu modelo de negócios, ESG é uma alavanca para geração de valor, o que está explícito em seu direcionamento estratégico.

 

ESG: ENTENDA COMO PODEMOS AJUDAR A SUA ORGANIZAÇÃO

Se você deseja saber como gerar mais valor, construir sua empresa para o futuro e liderar conversas importantes nas principais mesas de negócios, inscreva-se em nossa Missão Digital ESG Essentials! Veja abaixo detalhes do programa e garanta a sua vaga:

 Quero participar da Missão ESG.