Construindo futuros: conheça o nosso projeto de filantropia ‘+Caminhos’

publicado 25/11/2019 10h00, última modificação 25/11/2019 10h09
Belo Horizonte – Programa voluntário de orientação de jovens para o mercado de trabalho teve dois grupos este ano e conta com parceria da ONG Lar dos Meninos
Projeto de Mentoria +Caminhos em Belo Horizonte.jpg

Projeto de Mentoria +Caminhos em Belo Horizonte no Lar dos Meninos

O ambiente de networking, negócios e troca de conhecimento corporativo é agora também um local de filantropia. O +Caminhos é o nosso programa voluntário no qual executivos de empresas associadas passam por uma capacitação para depois atuarem como mentores de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Acreditando na capacidade que os nossos sócios têm de influenciar e transformar, o projeto foi criado em 2018 pela regional de Porto Alegre e este ano foi incorporado em Belo Horizonte em parceria com a ONG Lar dos Meninos. “O objetivo do projeto é falar com os jovens sobre carreira e o mundo do trabalho, focando em um plano de desenvolvimento individual dele”, comenta o nosso Coordenador de Eventos e Conteúdo em Belo Horizonte, Douglas Arantes.

O programa conta com um workshop de metodologia de mentoria do projeto para os executivos que se voluntariam para participar. A metodologia foi desenvolvida pela consultoria Paralax, de Porto Alegre, que ensina o que é mentoria, o que é coaching, quais são as diferenciações e o que de fato os executivos precisam realizar durante as seis semanas que seguirão o projeto.

Após a capacitação dos voluntários, acontece o encontro de abertura, onde os jovens conhecem seus mentores. A fase seguinte consiste em seis encontros de uma hora e meia de duração, semanalmente na sede do Lar dos Meninos, sempre às quartas-feiras das 13h00 às 14h30. Por fim, a última fase do +Caminhos é a formatura dos jovens, com uma cerimônia de celebração.

Durante as mentorias são analisadas as necessidades dos adolescentes e apresentadas possíveis soluções e ensinamentos sobre o mercado de trabalho. “Um jovem pediu, por exemplo, um glossário do mundo corporativo, outro precisou de ajuda para criar um currículo e outra menina queria saber como eram entrevistas de emprego pois nunca havia feito uma, daí o mentor dela realizou simulações de entrevistas”, explica Douglas.

Em Porto Alegre o programa contou com mais de 300 pessoas envolvidas, mais de 900 encontros e mais de mil horas de trabalho. Além disso, executivos de qualquer hierarquia podem participar. Em Belo Horizonte já ocorreram duas fases apenas no segundo semestre de 2019 e a ideia é continuar no ano que vem. “É muito legal ver como as mentorias fazem diferença na vida desses jovens e como eles evoluem ao longo do processo”, finaliza Douglas.

Para saber mais sobre o projeto em Belo Horizonte, ligue para (31) 2126-9750 e em Porto Alegre, para (51) 2118-3705.